Um menino de oito anos de idade acabou falecendo após ir ao dentista para realizar uma limpeza dentária. Depois do uso de sedativos, a criança, que era diagnosticada com autismo, sofreu três paradas cardíacas.
O caso aconteceu na cidade de Itaueira, no estado do Piauí, na última segunda-feira (16/08). O procedimento foi realizado em uma Unidade Básica de Saúde do município onde a criança morava, que é de responsabilidade da prefeitura.
De acordo com o que disseram familiares da vítima, na sala onde o menino foi atendido estavam um médico, um técnico de enfermagem e uma dentista, tendo sido o segundo a aplicar a substância analgésica no paciente a fim de deixá-lo estável para o procedimento.
Depois da aplicação da anestesia, a vítima passou a se sentir mal: “Ele tem autismo, mas não estava agitado na hora do procedimento. Mesmo assim, teve a anestesia aplicada“, conta um primo do paciente. Ainda segundo o familiar, o menino sofreu três paradas cardíacas, sendo a primeira às 11h e a última no final da tarde.
A família do garoto foi a delegacia para fazer um Boletim de Ocorrência. A delegada responsável pelo caso se pronunciou a respeito e disse que o caso não está sendo tratado como crime. A autoridade informou ainda que informações e documentos estão sendo colhidos para ajudar do processo investigatório.
Até o momento, nenhuma testemunha foi ouvida. Está sendo apurado se a vítima tinha algum problema de saúde que não era de conhecimento da família e possa ter provocado o falecimento.