in

Lula x Bolsonaro: nova pesquisa aponta quem pode vencer a eleição de 2022

Levantanento da XP/Ipespe mostra Lula e Bolsonaro como principais nomes para o ano que vem.

Reprodução Veja

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) despontam como os principais nomes das eleições presidenciais de 2022. A XP/Ipespe ouviu 1.000 pessoas em pesquisa realizada entre os dias 11 e 14 de agosto em todo o território nacional. A margem de erro da pesquisa é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Publicidade

O cenário da pesquisa estimulada para o primeiro turno mostra Lula na primeira posição, com 40% dos votos. Bolsonaro aparece atrás, com 24%. Lula foi presidente do Brasil entre 2003 e 2010. O governo do petista ficou marcado pelo trabalho social junto aos mais pobres e pelos esquemas de corrupção.

Lula voltou a ficar elegível depois que o Supremo Tribunal Federal anulou as condenações do petista no âmbito da Operação Lava Jato e julgou o juiz federal Sergio Moro parcial em suas decisões. Lula havia sido condenado em primeira, segunda (TRF-4) e terceira instâncias (STJ). O STF é a corte máxima da Justiça brasileira.

Publicidade

Abaixo, aparecem os dois cenários da pesquisa estimulada (quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados). No segundo, Sem Sergio Moro e com João Doria como candidato do PSDB, José Luiz Datena (PSL) e Rodrigo Pacheco (DEM) como candidato do PSDB, Bolsonaro cresce e vai a 28%. Lula cai e chega a 37%.

Publicidade

Publicidade

Lula lidera pesquisa espontânea

Na pesquisa espontânea, quando não é apresentado nome do candidato ao entrevista, Lula lidera com 28%, enquanto Bolsonaro aparece na segunda posição com 22%. Outros candidatos somam 6%. Os números de branco e nulo estão em 11%, enquanto 33% não sabe em quem votar ou não respondeu.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!