Lula x Bolsonaro: nova pesquisa aponta quem pode vencer a eleição de 2022

Levantanento da XP/Ipespe mostra Lula e Bolsonaro como principais nomes para o ano que vem.

PUBLICIDADE

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) despontam como os principais nomes das eleições presidenciais de 2022. A XP/Ipespe ouviu 1.000 pessoas em pesquisa realizada entre os dias 11 e 14 de agosto em todo o território nacional. A margem de erro da pesquisa é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

PUBLICIDADE

O cenário da pesquisa estimulada para o primeiro turno mostra Lula na primeira posição, com 40% dos votos. Bolsonaro aparece atrás, com 24%. Lula foi presidente do Brasil entre 2003 e 2010. O governo do petista ficou marcado pelo trabalho social junto aos mais pobres e pelos esquemas de corrupção.

Lula voltou a ficar elegível depois que o Supremo Tribunal Federal anulou as condenações do petista no âmbito da Operação Lava Jato e julgou o juiz federal Sergio Moro parcial em suas decisões. Lula havia sido condenado em primeira, segunda (TRF-4) e terceira instâncias (STJ). O STF é a corte máxima da Justiça brasileira.

Abaixo, aparecem os dois cenários da pesquisa estimulada (quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados). No segundo, Sem Sergio Moro e com João Doria como candidato do PSDB, José Luiz Datena (PSL) e Rodrigo Pacheco (DEM) como candidato do PSDB, Bolsonaro cresce e vai a 28%. Lula cai e chega a 37%.

PUBLICIDADE

Lula lidera pesquisa espontânea

Na pesquisa espontânea, quando não é apresentado nome do candidato ao entrevista, Lula lidera com 28%, enquanto Bolsonaro aparece na segunda posição com 22%. Outros candidatos somam 6%. Os números de branco e nulo estão em 11%, enquanto 33% não sabe em quem votar ou não respondeu.