in

Auxílio Emergencial: pagamento de 5ª parcela é iniciado hoje (18); quem tem direito?

Benefício terá mais três cotas adicionais e terminará com migração para novo programa.

Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Caixa Econômica Federal (CEF) iniciou nesta quarta-feira (18) o pagamento da quinta parcela do Auxílio Emergencial em 2021, a primeira cota da nova extensão anunciada pelo governo federal. Seguindo a linha desde o início do programa, os beneficiários que integram o Bolsa Família terão prioridade.

Publicidade

O cronograma de pagamentos da quinta parcela para este grupo será iniciado hoje e tem previsão de ser concluído no dia 31 de agosto. Diferentemente do público em geral, estes beneficiários têm direito ao recebimento do montante já em espécie, enquanto os demais possuem dois calendários: um para depósito na poupança digital e outro para a realização de saques e transferências. 

Para o público geral, o calendário da primeira cota extra terá início na próxima sexta-feira (20), com os beneficiários nascidos no mês de janeiro. O mês de aniversário segue sendo referência para a distribuição das datas. A exemplo do grupo do Bolsa Família, o cronograma será encerrado no dia 31 de agosto. Já para saques e transferência a abertura se dará no dia 1º de setembro e vai até o dia 20 do mesmo mês. 

Publicidade

Migração 

Após o pagamento das três cotas extras (agosto, setembro e outubro), o governo federal já preparou para implantar um novo benefício. Trata-se do Auxílio Brasil, programa que vem para substituir o Bolsa Família, e que deve ter um maior quantitativo de beneficiários e parcelas mais altas.

Publicidade

Recentemente, o presidente Jair Bolsonaro chegou a falar em cifras mensais girando na casa dos R$ 400, mas dificilmente este valor será fixado, em função dos altos custos para bancar o governo e a situação delicada na economia brasileira por conta da pandemia. 

Publicidade
Publicidade
Publicidade