João Dória está otimista sobre a pandemia. O governador de São Paulo já até autorizou a volta a do mercado de modo geral, incluindo a prestação de serviço. Contudo, a decisão do governo preocupa especialistas, que preveem o avanço da Covid-19 por todo estado, principalmente a partir de setembro.
O Info Tracker, um sistema que monitora a pandemia em duas universidades paulistas, já detectou aumento no número de casos no Rio de Janeiro devido à variante Delta. Agora, eles acreditam que isso também acontecerá em São Paulo.
A Gisaid, plataforma internacional de dados genômicos, também detectou a mesma situação e revelou que a variante Delta é responsável por um aumento de 74% no número de novos casos nas últimas quatro semanas.
“Embora a vacina vá ajudar na contenção, as pessoas precisam se preparar mentalmente para essa mudança de tendência da pandemia, porque vai acontecer”, disse o professor da Unesp, Wallace Casaca.
Uma pesquisa recente analisou o avanço da variante Delta em Londres, Nova York, e em Israel, analisando o tempo gasto para essas regiões registrarem um aumento de novos casos. O tempo gasto foi de cerca de 80 dias. A partir dessa perspectiva, acredita-se que o aumento de casos da nova variante no Brasil venha a acontecer a partir do próximo mês.
Edson Aparecido, secretário municipal de Saúde em São Paulo, disse que será preciso aguardar alguns dias para ver se a vacinação conseguirá barrar o avanço da pandemia, principalmente das novas variantes.