Minas Gerais pode aplicar 3ª dose da vacina contra Covid-19, mas nem todos terão direito ao imunizante

Há estudos em andamento, e os cientistas tentam descobrir a eficácia e o risco de uma terceira dose.

PUBLICIDADE

Minas Gerais tem planos para iniciar a vacinação de adolescentes com idade entre 12 a 17 anos a partir de setembro, mas o estado também estuda aplicar uma terceira dose da vacina contra Covid-19 em parte da população.

PUBLICIDADE

A princípio, somente os idosos mineiros terão direito a receber a 3ª dose do imunizante, como forma de reforço. O secretário de Saúde, Fábio Baccheretti, confirmou a notícia hoje (17/08), lembrando que vem crescendo o número de idosos que já receberam duas doses, mesmo assim estão sendo internados após serem infectados.

Deve sair uma decisão do governo federal, logo, sobre a aplicação da terceira dose. Há vários estudos sendo feitos. Se vai ser feita com a vacina do mesmo laboratório que foi tomado ou de um diferente“, declarou Fábio em uma entrevista.

Ele explicou ainda que algumas pesquisas já apontam que há melhor eficácia quando a pessoa recebe vacinas de fabricantes diferentes, quando são aplicadas três doses. O titular da pasta disse que os idosos veem apresentando uma menor resposta imunológica à vacina se comparado com a população adulta de um modo geral e isso acontece com todos os imunizantes.

A terceira dose da vacina contra a Covid-19 já foi aprovada em alguns países, porém, essa é uma decisão controversa e muitos especialistas alertam para o fato de que pode haver riscos.

PUBLICIDADE

Liberar mais uma dose para aqueles que já foram vacinados duas vezes é um tema que divide opiniões. A Organização Mundial da Saúde fez um alerta para o fato de que isso acabaria aumentando a desigualdade na distribuição de vacinas por todo o mundo.