Paralisação da vacinação contra Covid-19: decisão do Talibã deixa população desesperada

O grupo extremista tomou conta do Afeganistão e já começou a tocar o terror, deixando as pessoas em pânico.

PUBLICIDADE

O Talibã tomou conta do Afeganistão e continua avançando por todo o território, deixando claro que o grupo extremista voltou para o poder depois de 20 anos. E uma das primeiras decisões do Talibã foi paralisar a vacinação contra a Covid-19, o que colocará a vida de milhares de pessoas em risco.

PUBLICIDADE

De acordo com o portal IG, os moradores da província de Paktia já estão sofrendo com isso, pois a vacinação foi interrompida assim que o grupo extremista tomou a cidade. Quem ainda não foi imunizado, passa a viver com o medo de ser infectado pelo novo coronavírus e apresentar os sintomas mais graves da doença.

Walayat Khan Ahmadzai, que era diretor provincial de saúde em Paktia, deu uma entrevista a um site afegão e contou que todos os funcionários do hospital regional já foram avisados de que não é para vacinarem mais ninguém. A enfermaria onde as vacinas são armazenadas foi fechada e ninguém mais tem acesso ao local.

Ashraf Ghani, presidente do Afeganistão, deixou o país e com isso a situação ficou ainda mais complicada e o Talibã logo assumiu a capital, Cabul.

O grupo extremista tem sido acusado de abusar das mulheres e elas foram proibidas de saírem às ruas, a não ser que estejam acompanhadas de um homem que seja seu parente, mesmo assim, devem se cobrir completamente.

PUBLICIDADE

Embaixadores de vários países já deixaram o Afeganistão e o caos tomou conta do aeroporto em Cabul, pois a população queria fugir em um dos voos que deixaram a capital, mas não conseguiram. Em meio a toda confusão, alguns populares acabaram morrendo.