Um avião militar dos Estados Unidos decolou hoje do aeroporto de Cabul, no Afeganistão e durante uma tentativa desesperada de fugir do Talibã, muitas pessoas se agarraram à aeronave. O tumulto no aeroporto causou a morte de várias pessoas e muitas outras ficaram feridas.
Homens, mulheres e até crianças, tentaram entrar no avião para fugirem do Afeganistão, pois o caos tomou conta da região desde que o Talibã invadiu tudo e até já tomou o palácio presidencial.
A imprensa internacional denuncia que algumas pessoas que agarraram ao trem de pouso do avião norte-americano, acabaram caindo depois que a aeronave havia decolado e estava a centenas de metros de altura.
Muitos afegãos correram e cercaram o avião tentando entrar, sendo necessário usar helicópteros para dissipar a multidão.
O caos no aeroporto de Cabul começou depois que centenas de famílias foram para o local na tentativa de deixar o Afeganistão, porém, apenas os voos militares foram autorizados. Soldados dos Estados Unidos precisaram dar tiros para o alto na tentativa de afastar as pessoas.
Enquanto o pessoal diplomático dos Estados Unidos era retirado, as pessoas arriscavam a vida, pois não querem viver sob o domínio do Talibã, que está de volta ao poder após quase duas décadas.
BREAKING; Footage shows 2 people falling off of a C17 -based on what we know, they were 2 young men attempting to hold onto the C17’s wheels- in attempt to flee Afghanistan with the Americans. 1 of the men fell onto the roof of a random house, 📸 below pic.twitter.com/6SuJ6rjvq6
— ASB News / MILITARY〽️ (@ASBMilitary) August 16, 2021
No Twitter, um vídeo mostra um avião dos Estados Unidos tentando decolar, enquanto as pessoas correm na frente da aeronave e muitas tentam se agarrar para conseguirem fugir de qualquer jeito.
O desespero para fugir do Afeganistão pic.twitter.com/vEA2IpqOk1
— Reinaldo Gottino (@RGottino) August 16, 2021
A população desesperada, tenta fugir do Talibã e eles sabem que o aeroporto pode ser a porta de saída da região, porém, não há voos para tirar tantas pessoas de lá.