Duda Mendonça morreu na manhã desta segunda-feira, dia 16, após travar uma dura batalha contra um câncer no cérebro. O ex-marqueteiro do Partido dos Trabalhadores estava internado há cerca de dois meses no Sírio Libanês, em São Paulo e a notícia do falecimento dele foi confirmada pelo jornalista do O Globo, Lauro Jardim.
O ex-marqueteiro chegou a ser infectado pelo novo coronavírus, internado e intubado. Lula visitou Duda Mendonça recentemente, os dois não se viviam desde 2005 quando veio à tona o escândalo do mensalão no partido do petista.
Na época, o ex-marqueteiro disse que boa parte dos serviços que prestou ao partido, recebeu no exterior.
Além de trabalhar para o PT, Duda também foi marqueteiro de alguns outros políticos famosos, entre eles, Paulo Maluf, Ciro Gomes, Miguel Arraes, entre outros.
Duda já estava debilitado por causa do tratamento de um câncer no cérebro e ao ser diagnosticado com Covid-19, os médicos não tiveram dúvida, decidiram interná-lo imediatamente e ele passou por vários exames.
Ele foi responsável pela primeira campanha eleitoral em que Lula venceu, na disputa pela presidência em 2002. Mas quando o escândalo do mensalão tomou conta da mídia, o ex-marqueteiro foi acusado de ser remunerado pelo Partido dos Trabalhadores através de uma offshore nas Bahamas.
Em 2005, Duda Mendonça depôs na CPI dos Correios e confessou que recebeu mais de R$ 10 milhões através de caixa 2, pelos serviços prestados ao PT na campanha de Luiz Inácio Lula da Silva.