in

Destruição, estado de emergência e centenas de mortos: terremoto devastador atinge o Haiti

País foi atingido por terremoto neste sábado (14) e mais de 220 mortes já foram confirmadas.

Reprodução Reuters TV

O Haiti foi atingido por um terremoto de magnitude 7,2. O tremor foi registrado neste sábado (14). Balanço da defesa civil do país registrou ao menos 227 mortes. Balanços anteriores apresentavam número menor. Isso indica que a quantidade atual de óbitos pode aumentar nas próximas horas.

Publicidade

As cidades de Jérémie e de Cayes, localizadas na região sudoeste da ilha, foram as áreas mais afetadas pelo tremor. O primeiro-ministro do país, Ariel Henry, emitiu nota lamentando as mortes e decretou estado de emergência de 30 dias.

“Meus sentimentos aos parentes das vítimas deste sismo que gerou tantas perdas de vidas humanas e materiais em vários departamentos do país”, escreveu Ariel Henry. O primeiro-ministro também afirmou que a união faz a força e pediu união ao país para enfrentar esta tragédia.

Publicidade

Publicidade

O terremo que teve como epicentro uma profundidade de 10 quilômetros, localizada a 8.150 quilômetros da capital Porto Príncipe. O tremor foi sentido em países como Jamaica, República Dominicana, Cuba e Bahamas, de acordo com informações do Serviço Geológico dos Estados Unidos.

Publicidade

Alerta de tsunamis foram emitidas na região, mas a agência americana afirmou não haver riscos de isso acontecer. Os Estados Unidos, por meio do presidente Joe Biden, divulgou que enviará ajuda imediata ao país caribenho, que tem um longo histórico de tragédias – em 2010, um terremoto deixou 300 mil mortos. No começo do mês passado, o presidente Jovenel Moise foi assassinado dentro de casa, as investigações apontam que a autoria do crime é de um grupo de mercenários.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!