Dezenas de pessoas no Paraná receberam vacina contra tétano em vez de Covid-19

O caso está sendo investigado e as pessoas envolvidas precisarão ficar atentas sobre os próximos passos.

PUBLICIDADE

Mais de vinte pessoas que foram até a UBS – Unidade Básica de Saúde, para serem vacinadas contra a Covid-19, receberam o imunizante contra tétano, esse caso aconteceu em Sarandi, ao norte do estado do Paraná e já está sendo investigado pelas autoridades.

PUBLICIDADE

Nesta última quarta-feira os casos foram registrados e a prefeitura do município confirmou hoje que de fato houve esse erro grave. A Secretaria Municipal de Saúde já deu início a uma investigação para descobrir o que teria ocorrido para as vacinas serem trocadas e a Secretaria de Estado da Saúde já está ciente do caso.

O município informou que as pessoas que receberam a vacina contra tétano já foram identificadas e comunicadas sobre o erro, sendo que a partir do próximo dia 25, todas deverão se dirigir à unidade para receberem o imunizante contra Covid-19.

A prefeitura de Sarandi divulgou uma nota informando que os cuidados foram redobrados para que erros desse tipo sejam prevenidos.

Enquanto isso o país inteiro segue em alerta na luta contra a pandemia, pois um estudo recente mostrou que a eficácia da primeira dose cai de 50% para 35% quando se trata da variante Delta, daí a necessidade de tomar a segunda dose no prazo determinado.

PUBLICIDADE

Quem recebe a primeira dose da vacina se beneficia somente de uma imunidade parcial e infelizmente, muitas pessoas não voltam para receberem a segunda dose. Mas a variante Delta segue avançando por vários estados e as autoridades estão atentas ao problema.

Além de tomar a vacina nas datas determinadas pelas autoridades, a população precisa continuar mantendo distância, evitar aglomerações, usar máscara quando sair de casa e cuidar da higienização das mãos.