Em Sarzedo, na Grande BH, agentes da Defesa Civil foram convocados para fazerem uma análise em uma obra de infraestrutura que pertence à mineradora Itaminas, após o deslizamento no final da manhã de ontem, que deixou vários carros soterrados.
Segundo a Defesa Civil de Sarzedo, o deslizamento ocorreu a pouco mais de 2 quilômetros da barragem B4, onde se encontra uma grande quantidade de rejeitos de minério. Segundo os técnicos, o deslizamento deixou uma retroescavadeira, um caminhão e também um carro soterrados, mas felizmente não havia ninguém dentro.
Segundo os profissionais, não há risco de um novo deslizamento, mas muitas pessoas estão preocupadas e temem uma tragédia. Equipes dos Bombeiros também foram ao local para fazerem uma vistoria e assim tentar acalmar os moradores da região.
Segundo o Relatório de Segurança de Barragens do ano passado, a barragem B4 é de baixo risco e que o local conta com o Plano de Ação de Emergência. De acordo com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico, a barragem tem um volume de 3.525.000 metros cúbicos de rejeito de minério.
Confirmado um rompimento de um talude na barragem da ITAMINAS em Sarzedo. Segundo informações da defesa civil do município não atingiu a cidade. Mas com certeza é preocupante e mais um alerta sobre a situação das barragens em Minas. pic.twitter.com/AmMzJKn9eG
— Rogério Correia (@RogerioCorreia_) August 9, 2021
Nas redes sociais, um vídeo mostrando o ocorrido logo foi compartilhado por moradores de Sarzedo e toda região. Até o deputado federal Rogério Correia compartilhou o vídeo em seu perfil no Twitter.
A mineradora afirma que não houve nenhum dano ambiental e muito menos vítimas, alegando ainda que a população pode ficar tranquila.
Moradores de Sarzedo e várias outras cidades mineiras convivem com o medo de que a qualquer hora uma das barragens poderão romper e causar uma nova tragédia no estado.