O Auxílio Brasil é o novo benefício criado pelo governo federal que substituirá o Bolsa Família, provavelmente, ainda este ano. Contudo, ainda há poucos detalhes divulgados sobre esta nova ajuda que deverá ser dada às famílias pobres.
Terá direito a este novo benefício, aquelas famílias que se encontram em situação de pobreza ou extrema pobreza que tenham gestantes entre seus membros, ou então pessoas que ainda não completaram 21 anos e estejam cursando o ensino básico.
Oficialmente, o valor não foi definido ainda e a previsão é que seja informado a partir do próximo mês, mas de acordo com o governo, o Auxílio Brasil terá um aumento de 50%, indo de R$ 189 para R$ 283,50. Vale lembrar que esse valor ainda é incerto, apesar da sinalização favorável do governo.
Outra questão que não foi definida ainda é quanto à data para início deste benefício. A previsão é que o pagamento comece a ser feito a partir de novembro deste ano, tão logo termine o auxílio emergencial. Apesar da medida provisória já está valendo, pode ser que a mesma ainda passe por algumas alterações feitas pelo Congresso.
O Bolsa Família deve chegar ao fim no próximo mês de outubro, substituído pelo novo benefício, mas ainda não foi divulgado o calendário de quando os pagamentos desta nova ajuda começará a ser feito.
Há casos em que as famílias passarão a receber menos do que com o Bolsa Família e estas contarão com um benefício de transição já estabelecido, porém, não foram dados detalhes a respeito.
Ainda não há um limite de renda estabelecido, mas as famílias que ultrapassarem o mesmo poderão perder o benefício.