in

Vacinados x não vacinados: Raios X mostram a diferença dos efeitos da Covid-19 nos dois casos

A imagem divulgada por um médico norte-americano tenta conscientizar a população quanto a importância da vacina.

Reprodução/ People

Uma imagem tem circulado pela internet e está viralizando ao mostrar uma comparação de dois raios X de pacientes que foram infectados pela Covid-19. A foto mostra exames em dois pacientes com a doença, onde um deles foi vacinado e o outro não, retratando os efeitos nos pulmões.

Publicidade

Na imagem é possível observar que o pulmão do paciente já vacinado possui uma coloração muito mais limpa, enquanto no outro paciente ainda não vacinado o raio X está turvo. O autor das imagens é o médico norte-americano Ghassan Kamel, diretor da UTI Médica do Hospital SSM Health SLU em St. Louis, do Missouri, nos Estados Unidos.

Segundo relato do médico, a coloração mais densa no pulmão do paciente não vacinado indica uma possível infecção por bactéria, secreções ou muco. O tratamento deste paciente possivelmente seria uma internação e exigiria, no mínimo, uso de oxigênio. 

Publicidade

Ghassan Kamel afirma que a possibilidade do quadro de um paciente não-vacinado se agravar para uso de ventiladores ou serem intubados com ventilação mecânica é muito maior. Além disso, informou que indivíduos vacinados e que testam positivo para Covid-19 não necessitam de cuidados intensivos ou mesmo de uma internação em UTI, exceto nos casos de doenças pré-existentes ou que estejam imunocomprometidos. 

Publicidade

O médico contou que a divulgação da imagem é uma tentativa de conscientizar as pessoas quanto à importância da vacinação, ainda mais com o avanço da variante Delta, que vem aterrorizando o mundo. Ele terminou enfatizando que se alguém não gosta da máscara, definitivamente vai gostar menos ainda de um ventilador.

Publicidade

Publicidade
Publicidade