in

Alicinha Cavalcanti, com Afasia PP, teve últimos dias muito difíceis; o que é e quais sintomas da doença

Doença rara matou a promoter Alicinha Cavalcanti, que tinha apenas 58 anos.

Instagram Alicinha Cavalcanti / Reprodução Neurologia.com

A promoter Alicinha Cavalcanti, de 58 anos, morreu nesta segunda-feira (2). A morte da famosa pegou muita gente de surpresa. De acordo com a jornalista Marília Gabriela, sua amiga pessoal lutava contra uma doença rara chamada Afasia Progressiva Primária (APP).

Publicidade

Até a informação da morte de Alicinha ser divulgada, muita gente nunca tinha ouvido falar sobre esta doença. A Afasia Progressiva Primária é extremamente rara e mais comum que acometa pessoas antes dos 65 anos. Este problema de saúde é parecido com o Alzheimer. Ambas são degenerativas, mas o Alzheimer é mais comum.

A APP é identificada quando o paciente apresenta dificuldades para falar. Uma das complicações da doença é que a pessoa acometida não consegue formular frases com sentidos ou utiliza palavras inadequadas no meio de uma frase. O neurologista Ricardo Amorim Leite falou sobre a doença em entrevista para O Globo.

Publicidade

Segundo o profissional, a pessoa tem autonomia no começo. A única dificuldade é falar direito. Com a progressão da APP, outros problemas aparecem. O paciente começa a ter esquecimento. De acordo com o neurologista, a doença não é responsável por casos fatais.

Publicidade

O problema é que ela causa comprometimento severo no organismo da pessoa e impede, por exemplo, a alimentação. A Afasia Progressiva Primária abre caminho para outros problemas de saúde, como infecções. Não há medicamento para tratar a APP. 

Publicidade

Alicinha não reconhecia mais os amigos

Alicinha foi diagnosticada com a doença em 2017. Ela era acompanhada por uma equipe médica 24 horas, de acordo com as informações da revista Maria Claire. A promoter também não reconhecia mais os amigos, que criaram uma campanha de arrecadação para ajudar a promoter com os gastos mensais.

Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!