in

Alicinha Cavalcanti, com Afasia PP, teve últimos dias muito difíceis; o que é e quais sintomas da doença

Doença rara matou a promoter Alicinha Cavalcanti, que tinha apenas 58 anos.

Instagram Alicinha Cavalcanti / Reprodução Neurologia.com

A promoter Alicinha Cavalcanti, de 58 anos, morreu nesta segunda-feira (2). A morte da famosa pegou muita gente de surpresa. De acordo com a jornalista Marília Gabriela, sua amiga pessoal lutava contra uma doença rara chamada Afasia Progressiva Primária (APP).

Publicidade

Até a informação da morte de Alicinha ser divulgada, muita gente nunca tinha ouvido falar sobre esta doença. A Afasia Progressiva Primária é extremamente rara e mais comum que acometa pessoas antes dos 65 anos. Este problema de saúde é parecido com o Alzheimer. Ambas são degenerativas, mas o Alzheimer é mais comum.

A APP é identificada quando o paciente apresenta dificuldades para falar. Uma das complicações da doença é que a pessoa acometida não consegue formular frases com sentidos ou utiliza palavras inadequadas no meio de uma frase. O neurologista Ricardo Amorim Leite falou sobre a doença em entrevista para O Globo.

Publicidade

Segundo o profissional, a pessoa tem autonomia no começo. A única dificuldade é falar direito. Com a progressão da APP, outros problemas aparecem. O paciente começa a ter esquecimento. De acordo com o neurologista, a doença não é responsável por casos fatais.

Publicidade

O problema é que ela causa comprometimento severo no organismo da pessoa e impede, por exemplo, a alimentação. A Afasia Progressiva Primária abre caminho para outros problemas de saúde, como infecções. Não há medicamento para tratar a APP. 

Publicidade

Alicinha não reconhecia mais os amigos

Alicinha foi diagnosticada com a doença em 2017. Ela era acompanhada por uma equipe médica 24 horas, de acordo com as informações da revista Maria Claire. A promoter também não reconhecia mais os amigos, que criaram uma campanha de arrecadação para ajudar a promoter com os gastos mensais.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!