in

Pesquisa presidencial aponta que Datena só perderia para Lula ou Bolsonaro

O apresentador da Bandeirantes aparece na frente de nomes tradicionais na disputa para o planalto.

Reprodução/Montagem Diario do Poder

Conhecido por ser um dos mais longevos apresentadores de programas policialescos, José Luiz Datena está entre um dos nomes cotados para disputar as eleições de 2022. O jornalista que teve passagens pela RecordTV e RedeTV, mas que hoje está na Band, aparece na terceira colocação na disputa, de acordo com enquete realizada pela Paraná Pesquisas.

Publicidade

O levantamento, divulgado nesta quinta-feira (29), mostra que Luiz Inácio Lula da Silva, do PT e Jair Bolsonaro, atualmente sem partido, são os mais bem colocados na disputa e que Datena só perderia para eles. O apresentador filiado ao PSL está à frente de nomes como Ciro Gomes, do PDT e João Dória, do PSDB.

De acordo com informações da revista Veja, o apresentador tem conseguido se manter no terceiro lugar no último mês, perdendo para Ciro Gomes somente em um cenário, em que a diferença é de 0,1.

Publicidade

A pesquisa ainda traz a informação que o contratado do canal paulista é o nome que tem o maior potencial de conseguir votos (52,6%) e a segunda menor rejeição (39,1%).

Publicidade

Cenários pesquisados

No primeiro cenário, Lula tem 33,7% dos votos, contra 32,7% de Bolsonaro. Datena tem 7% e Ciro Gomes 6,8%. O governador João Doria tem 3,9% e o ex-ministro Mandetta tem 1,8%. A senadora Simone Tebet 0,7%, Rodrigo Pacheco 0,6%. Brancos e nulos somam 9,4% e 3,3% não sabem ou não opinaram.

Publicidade

Num segundo cenário, sem Pacheco e sem Tebet, Lula aparece liderando com 33,8%, contra 32,8 de Jair Bolsonaro. Datena mantém a terceira posição, com 7%. Ciro fica 0,1% atrás. Dória tem 4,3% e Mandetta 2,1%.

No cenário com Eduardo Leitte e sem Dória, Datena é ultrapassado por Ciro. Lula lidera com 33,9%, Bolsonaro fica em segundo com 32,8%, Ciro tem 7,3%, Datena tem 7,2%. Eduardo Leite soma 2,7% e Mandetta 2,6%.

Num cenário só com Lula, Bolsonaro e Datena, o ex-presidente lidera com 39,5%, o atual mandatário da Nação fica com 34,2% e o apresentador da Band conquista 11,8% dos votos.

Num eventual segundo turno contra Bolsonaro, o presidente venceria com 38,4% ante 35,5% do jornalista. Contra Lula, a distância seria maior: 43,1% do petista contra 31,5% do filiado ao PSL.

Num segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista aparece com 43,3% contra 28,2%. Brancos e Nulos somam 15% e 3,4% não souberam responder ou não opinaram.

Foram ouvidas 2010 pessoas entre 24 e 28 de julho em 26 estados e também no DF.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Matheus Feitosa

Escrevo sobre TV, famosos e entretenimento desde 2011.

A atenção nos detalhes é o que nos faz prosperar.