in

Remédios caseiros: conheça 4 chás para aliviar sintomas da gripe em instantes

Aprenda a fazer alguns remédios caseiros para ajudar a aliviar seus sintomas da gripe.

Reprodução/Dicas de Saúde

É cada vez mais comum sofrer com sintomas da gripe, mas vários remédios caseiros podem te ajudar nesta situação. As opções chegam a variar entre chás de plantas possuindo propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, até banhos frios para diminuir a febre.

Publicidade

Mesmo que a maioria dos casos de gripe melhore sem algum tratamento específico, é muito importante sempre consultar um médico para identificar o problema e iniciar o tratamento mais adequado. Os remédios caseiros não devem substituir receitas médicas ou a opinião de um profissional.

Chá de sabugueiro com tília 

O chá de sabugueiro com tília ajuda a aumentar a resistência do organismo e promove o suor do corpo, possibilitando a diminuição de febre.

Publicidade

Ingredientes para preparo: uma colher de chá de tília, uma colher de chá de sabugueiro e uma xícara de água fervente.

Publicidade

Modo de preparo: adicione a tília e o sabugueiro na água fervente, deixando repousar por cerca 10 minutos. É necessário que o líquido esteja tampado durante o período. Coe a água antes de tomar.

Publicidade

Chá de mel e limão

O chá de mel e limão ajuda a melhor a respiração, descongestionando a garganta e o nariz. É recomendado a ingestão de 2 a 3 vezes por dia.

Ingredientes para preparo: duas colheres de sopa de mel, uma xícara de água fervente e suco de 1 limão.

Modo de preparo: comece adicionando o mel à água fervente e mexa bem até transformá-la em uma mistura toda igual. Depois acrescente o suco de limão. O chá deve ser tomado logo após o seu preparo e é muito importante acrescer o suco de limão somente no final, garantindo que a vitamina C da fruta não seja perdida.

Chá de alho

O chá de alho ajuda a diminuir a tosse, pois possui propriedades expectorantes e diminui o excesso de muco. É necessário fazer uma alimentação voltada para tratar os sintomas da gripe, junto com o chá.

Ingredientes para preparo: uma colher de mel, meio limão, uma xícara de água e três dentes de alho.

Modo de preparo: comece amassando os dentes de alhos e em seguida os adicione junto com água em uma panela, deixando ferver por aproximadamente cinco minutos. Após ferver, acrescente o limão espremido e o mel. Tome o chá após o preparo, ainda morno. 

Chá de equinácea

O chá de equinácea estimula o sistema imune e favorece o aumento da transpiração, ajudando ao combate a febre, 

Ingredientes para preparo: uma colher de sopa de folhas secas de equinácea e uma xícara de água fervente

Modo de preparo: coloque as folhas de equinácea na água fervente e aguarde 10 minutos. Após o período, coe o chá e tome logo em seguida.

Publicidade
Publicidade
Publicidade