in

Fim do Mundo? Asteroide passa hoje próximo à Terra e NASA faz comunicado

Muitas pessoas ficam preocupadas quando ficam sabendo que um corpo celeste está circulando nessa região do universo.

Pixabay

Há 13 anos foi descoberto um asteroide que pode trazer risco à Terra algum dia, mas por enquanto a NASA garante que não há com o que se preocupar. Neste sábado, dia 14, o corpo celeste está passando próximo ao nosso planeta e sendo observado por estudiosos no mundo todo.

Publicidade

De acordo com um comunicado divulgado pela agência espacial norte-americana, os riscos de impacto com a Terra já foram descartados, mas isto não significa que o asteroide deixará de ser observado, pelo contrário, ele está na lista daqueles que estão sempre sendo acompanhados.

Esse asteroide é chamado de 2008 GO20 e seu tamanho é de 220 metros, ou seja, o equivalente a 6 estruturas do tamanho do Cristo Redentor que está no Rio de Janeiro.

Publicidade

Hoje, às 18h30, pelo horário de Brasília, será quando este asteroide atingirá o ponto mais próximo do nosso planeta e mesmo assim, estará a cerca de 4 milhões de quilômetros, ou seja, 10 vezes a distância da Terra à Lua.

Publicidade

O 2008 G020 está na lista Near-Earth Objects da Nasa, que é a relação de objetos próximos ao nosso planeta, mas essa rocha em especial já vem sendo considerada como inofensiva à vida na Terra. Ele percorre o espaço a uma velocidade de 29.500 km/h e, caso atingisse a Terra, causaria grande destruição, mas não chegaria a ser uma catástrofe global e muito menos acabaria com a vida humana por aqui.

Publicidade

Apesar do grande número de cometas e asteroides que circulam próximos à Terra, apenas alguns realmente oferecem risco de colisão futuramente.

A NASA hoje acompanha cerca de 2 mil objetos. Os asteroides contam com uma órbita bem definida, mas esse percurso pode ser alterado ao longo dos anos, e por isso é importante estar sempre de olho eles.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Russel

Sempre ligado a tudo que acontece no Brasil e no mundo, estou sempre trazendo as últimas notícias sobre o mundo dos famosos, reality shows, filmes, músicas, novelas e programas de televisão de um modo geral. Aqui você ficará sempre muito bem informado. Se quiser entrar em contato, fique à vontade: russelmy@yahoo.com.br