O humor dos pais pode afetar diretamente na saúde mental do seu filho, afirma especialista

Um estudo recente vincula os níveis de estresse e o humor dos pais ao desenvolvimento das crianças.

PUBLICIDADE

Você já pensou que seu estado de humor pode impactar diretamente no desenvolvimento do seu filho? Uma nova pesquisa vincula o nível de estresse e humor dos pais ao desenvolvimento mental e comportamental das crianças. O estudo foi realizado pela Michigan State University e fez a análise de 730 famílias, principalmente as que têm uma condição financeira mais baixa.

PUBLICIDADE

Os participantes responderam questionários em que precisavam responder ‘como sinto preso em minhas responsabilidades como mãe’ ou ‘às vezes sinto que meu filho não gosta de mim’. A partir disso, os estudiosos puderam determinar que, quando os pais estavam se sentindo estressados e apresentavam sintomas depressivos, a linguagem acabava sendo afetada de forma negativa.

Curiosamente, o estresse e saúde mental dos pais pareciam impactar o desenvolvimento da linguagem dos pequenos mais do que o estresse das mães. Além disso, o humor paterno ainda era um detalhe importante, mesmo quando a mãe tinha uma influência mais positiva, segundo a Psychology Today.

A pesquisa também detectou que a saúde mental das mamães possui um feito significativo sob os problemas comportamentais das crianças menores. Uma das principais pesquisadoras do estudo, Claire Vallotton, disse que havia uma ideia, relacionada a pesquisas anteriores, de que os pais não tinham efeito direto nos filhos; mas ficou comprovado no estudo que não é bem assim.

A pesquisa mostrou que os pais impactam diretamente no comportamento dos filhos, tanto a curto quanto a longo prazos, ressaltou a especialista. O estudo sugere que os pais que estão passando por uma situação estressante podem não ter um envolvimento tão direto com as coisas que ocorrem com os filhos; isso pode acabar levando a atrasos cognitivos e problemas de comportamento.

PUBLICIDADE

A conclusão do estudo mostra que os pais são muito importantes para os filhos e precisam cuidar da saúde. Eles não devem se sentir menos masculinos e buscar ajuda quando for preciso.