in

Conheça algumas dicas para estimular a fala do bebê e ajudar no desenvolvimento

Entenda o motivo de incentivar a fala do bebê e aprenda algumas dicas que auxiliam no processo.

Bebêmamãe

Estimular a fala do bebê é algo muito importante. No entanto, muitos pais acabam não tendo conhecimento disso e nem sabem qual a melhor maneira de estimular a criança. Vale ressaltar que cada pequeno tem seu próprio ritmo de desenvolvimento, mas os pais precisam ficar por dentro das habilidades que eles devem adquirir em cada etapa. Assim, é possível conseguir fazer a identificação de possíveis atrasos e trabalhar as capacidades para que se desenvolvam de forma plena.

Publicidade

Por que é importante estimular o desenvolvimento do bebê?

Cada criança tem seu ritmo, mas é importante que os pais e responsáveis estejam ajudando nesse processo. Contudo, não se deve ficar incentivando para atividades que ainda não estejam prontas para realizar. Por exemplo, se o seu filho ainda não engatinha, não é saudável que os pais fiquem estimulando que a criança ande.

Agora, se o bebê já está engatinhando com desenvoltura, quer dizer que já pode passar para uma nova etapa, ou seja, os pais podem estimular o pequeno a dar os seus primeiros passos. Especialistas observaram que quando a criança recebe os estímulos adequados, melhor o seu cérebro se desenvolve.

Publicidade

Uma pesquisa identificou que os neurônios do cérebro dos bebês vão aumentando de forma rápida em número e em especialização, quando ele vai adquirindo novas habilidades. Porém, se essa habilidade que foi aprendida não tiver estímulos, pode acabar sumindo à medida que a criança cresce.

Publicidade

Por isso, é de grande importância estimular os pequenos a atingirem novas conquistas. Mas vale frisar que os estímulos têm que respeitar cada fase. Para estimular a fala do bebê, procure conversar com ele, responder de forma correta, fazer leituras, cantar e incentivar a comunicação.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Shyrlene Souza

Redatora na web desde 2016, formada em ciências contábeis, apaixonada pela redação desde criança. Escrevo sobre assuntos diversos, famosos, maternidade e notícias que se destacam no Brasil e no mundo.