in

O que é tempo de bruços e quais são os benefícios da técnica para os bebês

Conheça a técnica que pode trazer ótimos benefícios para o recém-nascido.

Vixx

Tummy time é o termo em inglês para designar a técnica, conhecida como tempo de bruços. Os pais de crianças recém-nascidas já podem ter ouvido falar sobre o assunto. A recomendação consiste em deixar o bebezinho com a barriga virada para baixo na hora em que estiver brincando.

Publicidade

Segundo especialistas no assunto, a técnica é benéfica para o desenvolvimento, fortalecendo a musculatura, melhorando a habilidade motora e ainda auxilia nas incômodas cólicas – problema que costuma ser muito comum nos primeiros meses de vida.

Com a supervisão de um adulto, o bebê é colocado de barriga para baixo. Enquanto ele brinca, acaba se esforçando naturalmente para levantar a cabeça, principalmente se os pais estiverem atraindo a atenção do pequeno. Esse movimento, que pode parecer simples, ajuda o bebê em seu desenvolvimento motor, fortalecendo a musculatura das costas e pescoço. À medida que cresce, esse fortalecimento é muito importante para que o bebê consiga sentar, engatinhar e caminhar.

Publicidade

A posição também tem outro benefício muito importante: evitar que a criança fique com a cabeça achatada, além de reduzir os possíveis desconfortos, que são provocados em virtude de prisão de ventre e gases. Desde o nascimento, o bebê já pode receber incentivo para ficar nessa posição. Os pais podem colocar a criança de 3 a 5 minutos durante o dia, começando com duas ou três sessões.

Publicidade

Preferencialmente, os pais podem usar a técnica após a troca de fraldas ou do cochilo. Depois de completar três meses, a criança pode ficar mais tempo, entre 20 ou 30 minutos, até que desenvolva a capacidade de conseguir rolar sozinha. Vale ressaltar que o bebê não deve ser forçado a ficar na posição e, caso perceba algum tipo de desconforto, deixe que descanse e tente novamente mais tarde.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Shyrlene Souza

Redatora na web desde 2016, formada em ciências contábeis, apaixonada pela redação desde criança. Escrevo sobre assuntos diversos, famosos, maternidade e notícias que se destacam no Brasil e no mundo.