in

Como proceder e sobreviver a um ataque cardíaco enquanto estiver sozinho

Entenda quais são os sintomas e o que fazer no caso de sofrer um ataque do coração.

Mercado.etc

O infarto agudo do miocárdio, popularmente chamado de ataque cardíaco, é um dos problemas que mais provoca mortes no mundo todo. Quem sofre um infarto estando na companhia de outras pessoas tem como pedir socorro. No entanto, o que fazer se estiver sozinho durante um ataque cardíaco?

Publicidade

As chances de sobrevivência de um infarto geralmente estão relacionadas ao grau de preparo para poder lidar com a situação, especialmente se não tiver ninguém perto para poder ajudar. O problema acontece quando o fluxo sanguíneo rico em oxigênio para uma determinada região do coração acaba obstruído. Isso faz com que a oxigenação não ocorra de forma adequada para o funcionamento do músculo.

Essa parte do músculo começa a morrer e o problema pode evoluir para uma parada do coração e provocar a morte do indivíduo. Portanto, estar preparado para essa possível situação eleva as chances de sobrevivência. A melhor maneira de tentar prevenir um infarto é manter hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada, atividade física, controle da pressão e colesterol.

Publicidade

Sintomas do infarto

Os sintomas de infarto são: náusea (queixa maior em mulheres), dificuldade para respirar, sensação de aperto no peito ou dor forte, batimentos do coração acelerado, palpitações, dor na parte superior do abdômen, desconforto ou dor na mandíbula, pescoço, dentes ou braços, tontura, sudorese, mal-estar repentino e fraqueza que pode evoluir para desmaio.

Publicidade

O que fazer diante de um ataque cardíaco?

Algumas orientações são cruciais para seguir nesse tipo de situação, especialmente se a pessoas estiver sozinha.

Publicidade
  • Ligar para emergência imediatamente e explique o que está acontecendo;
  • Se tiver os sintomas enquanto dirige, pare o carro de imediato, pois você pode desmaiar;
  • Enquanto aguarda ajuda procure ficar relaxado e se mexer o mínimo possível;
  • Procure aumentar o fluxo de oxigênio que vai para o coração. Se puder deitar no chão ou sofá e colocar as pernas para cima vai ajudar bastante, pois a posição promove uma respiração mais fácil;
  • Não ingerir nenhum alimento ou líquido, pois isso pode gerar complicações ou dificultar o trabalho dos socorristas.

Aproveite as dicas e compartilhe esse artigo com mais pessoas. Vale ressaltar que é importante procurar ajuda médica sempre que perceber que algo não vai bem, além disso, é necessário fazer um check-up pelo menos uma vez ao ano para verificar se está tudo bem com a saúde.

Publicidade
Publicidade