Especialistas afirmam que variante Delta pode formar quarta onda da pandemia no Brasil

O uso de máscaras e o isolamento social ainda são grandes aliados no combate.

PUBLICIDADE

Desde que a covid-19 começou a se espalhar pelos países, se tornando uma pandemia, a população vive em extrema preocupação. Isso porque a doença, de fácil contágio, pode ter graves sequelas, além de também ter capacidade de provocar a morte dos pacientes afetados por ela.

PUBLICIDADE

Recentemente, uma nova modalidade da covid-19 começou a afligir ainda mais a população mundial. Trata-se da chamada variante Delta, que veio com mais força contra os pacientes, atingido grande número de pessoas.

Devido à disseminação dessa variante no Brasil, especialistas acreditam que ela pode formar uma nova onda da doença, que já tirou a vida de mais de meio milhão de brasileiros e atingiu milhões, sem contar o restante em outros países.

Não podemos relaxar; precisamos rastrear os casos e os contatos, isolar as pessoas, reforçar a vigilância epidemiológica e genômica, manter as medidas de isolamento e uso de máscara, e ampliar a vacinação. Se nada disso for feito, corremos o risco, sim, de termos uma quarta onda“, explicou Gulnar Azevedo e Silva, professora do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio.

Diversos estabelecimentos têm retomados suas atividades normais. Isso provoca mais aglomerações e maior risco de novos contágios pela covid-19. Os hábitos de segurança mais frisados pelos especialistas, são uso de álcool em gel frequentemente, isolamento social sempre que possível, principalmente com relação a pessoas com suspeita da doença, uso de máscaras em todos os estabelecimentos. Essas medidas, juntamente com a vacina, ajudam a conter a disseminação da covid-19.

PUBLICIDADE