Novo auxílio poderá pagar R$ 550 por mês a jovens e desempregados; quem tem direito a receber esta ajuda

Essa ajuda chegaria em um momento muito importante na vida daqueles que enfrentam dificuldades financeira.

PUBLICIDADE

A Câmara está analisando um novo auxílio que serviria, principalmente, para incentivar a qualificação de jovens com idade entre 18 e 29 anos, além de trabalhadores que estão a pelo menos dois anos sem conseguirem uma nova oportunidade no mercado.

PUBLICIDADE

Aqueles que forem autorizados a receber este auxílio contarão com uma ajuda de R$ 550 mensais e a jornada de trabalho seria de 22 horas semanais, sendo a jornada normal de 44 horas.

Todos os interessados em receber esse auxílio precisariam passar por um curso, com o qual o governo estaria disposto a arcar com 50% dos gastos, sendo a outra metade por conta da empresa.

Esse benefício vem sendo chamado de Requip – Regime Especial de Trabalho Incentivado, Qualificação e Inclusão Produtiva, e foi o deputado Christino Áureo que o incluiu na Medida Provisória responsável pela recriação do BEm esse ano, um auxílio emergencial que visa ajudar aqueles que tiveram a jornada de trabalho reduzida em decorrência desta pandemia.

Parte das medidas inclusas pelo deputado já foi testada no início do ano passado na medida provisória do Contrato de Trabalho Verde e Amarelo, por isso o projeto tem grande chance de dar certo esse ano. Só que o governo acabou revogando a MP em abril do ano passado, já que não teria tempo de ser aprovada pelo Congresso.

PUBLICIDADE

Agora o governo bem buscando uma forma de criar novas medidas para incentivar não só o primeiro emprego, como também a reinserção de desempregados no mercado de trabalho.

Os interessados em receberem o Requip devem estar inscritos no Cadastro Único e a renda mensal familiar não pode ser acima de dois salários mínimos.