O presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), anunciou nesta segunda-feira (19) uma reformulação do programa Bolsa Família. Segundo ele, o benefício passará a ter um valor mínimo na casa dos R$ 300,00 (trezentos reais). Todavia, não informou as estratégias de financiamento do programa a serem apresentadas por sua equipe econômica.
“Pretendemos em novembro ter um novo Bolsa Família. O valor será no mínimo de 300 reais. Hoje, a média do Bolsa Família equivale a 192 reais. Vamos passar isso para 300 reais. É um pouco mais de 50% de reajuste”, foram as palavras do presidente durante entrevista concedida para a TV Brasil.
De acordo com Jair Bolsonaro, o novo formato do Bolsa Família com valor mínimo de 300 reais será apresentado oficialmente no mês de novembro. Analistas políticos acreditam se tratar de uma estratégia para angariar eleitores, tendo em vista a proximidade com as eleições presidenciais que ocorrem no ano de 2022.
Desde o início da pandemia causada pelo coronavírus, o governo federal anunciou o Auxílio Emergencial como forma de contornar os impactos negativos decorrentes da pandemia, especialmente no que diz respeito à camada socioeconomicamente mais vulnerável. O programa foi relançado em 2021 com valores menores, aproximando-se do seu fim.
Por conta disso, o anúncio do novo formato do Bolsa Família é bem recepcionado pelos brasileiros que dependem do auxílio. Como a economia do país ainda caminha para a recuperação por decorrência da pandemia, grande parte da população ainda depende dos programas assistencialistas.