Deputados se movimentam e proposta de voto impresso de Bolsonaro pode ser derrotada hoje

Políticos se movimentam para votar e derrotar proposta de vota impresso antes do recesso.

PUBLICIDADE

Principal pauta defendida pelo presidente Bolsonaro, proposta que tenta instaurar voto impresso nas eleições de 2022 pode sofrer grande derrota ainda nesta sexta-feira (16). O presidente busca a aprovação de uma proposta de uma PEC (emenda à Constituição) de autoria da deputada Bia Kicis (PSL-DF) que já tramita no Congresso Nacional.

PUBLICIDADE

Se a PEC for aprovada, reinstituiria o comprovante em papel do voto nas eleições. O Supremo Tribunal Federal (STF) considerou em 2018 que o voto impresso é inconstitucional e tem sido criticado pela Justiça Eleitoral e pelo ministro do STF Luis Roberto Barroso, que veem a alternativa como custosa e insegura.

Movimentação de Deputados antes do recesso

Deputados integrantes da comissão especial do voto impresso composta por 34 membros, nesta quinta-feira (16) se insubordinaram contra o comando bolsonarista na comissão e aprovaram uma auto-convocação do colegiado para esta sexta-feira.

Aproveitando que grande parte dos funcionários do Congresso Nacional já terminava de se preparar para aproveitar o recesso parlamente do mês de Julho e que a Câmara dos Deputados deverá estar vazia nesta sexta-feira (16), um grupo de deputados contrário a proposta do voto impresso se movimentaram para tentar matar a proposta na Câmara dos Deputados.

A auto-convocação foi feita pelo Deputado Rocha e teve adesão de membros de doze partidos. Os partidos PC do B, PV, Solidariedade, Republicanos, PSOL, DEM, PSD, MDB, PT, PDT, PSDB e até o Patriotas (partido cogitado pelo presidente) se unimaram para articulação.

PUBLICIDADE

O plano dos Deputados consiste em submeter o projeto do deputado Filipe Barros (PSL-RR) à comissão nessa sexta-feira (16), que implemento o voto impresso em 2022, e derrotá-lo em plenário antes do início do recesso que começa neste sábado (17). Em seguida tentarão nomear um novo relator para a proposta, um que seja contrário ao voto impresso, para produzir um novo documento que encerre o assunto.

A movimentação se faz necessária devido ao fato da proposta não pode ser levado à plenário sem aprovação inicial da Comissão. Os deputados que são a favor do governo ainda tentam evitar a derrota na Câmara e teriam como estratégia tentar retirar o máximo de deputados possíveis da sessão para que não haja quórum suficiente para a votação, com isso a discussão ficaria estendida para agosto.