O presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, precisou ser internado às pressas após passar mal. O governante foi diagnosticado pelos médicos com um quadro de obstrução intestinal, após ter passado por atendimento no Hospital das Forças Armadas, em Brasília. Ele apresentou fortes dores abdominais durante a madrugada desta quarta-feira, 14 de julho.
O que é obstrução intestinal?
A obstrução intestinal acontece quando existe um bloqueio total ou parcial da passagem das fezes pelo intestino. A causa do problema pode ter relação com tipos diferentes de condições. A especialista Maíra Marzinotto lembra que Jair Bolsonaro já passou por procedimentos cirúrgicos no abdômen no passado e ressalta que a atual condição pode estar associada com as chamadas aderências.
A médica explica que as aderências existentes podem acabar provocando, de forma eventual, a dificuldade da passagem do conteúdo pelo intestino. A obstrução intestinal é um quadro que pode ter relação com as aderências de pacientes que já passaram por procedimentos cirúrgicos anteriores.
O intestino é solto dentro da barriga, mas quando a pessoa passa por cirurgia acabam se formando essas aderências, ou seja, ele pode grudar um pedacinho no outro. Isso faz com que o intestino fique com sua mobilidade limitada.
Sintomas da obstrução intestinal
Os sintomas comuns dessa condição são: estufamento abdominal, vômito, cólica e constipação do intestino, que é conhecido popularmente como prisão de ventre. A obstrução pode ser motivo de distensão das alças do intestino, que podem de forma eventual irritar o diafragma e provar soluções. Aliás, essa era uma das queixas do presidente nos últimos dias.
Além das aderências, a obstrução intestinal pode ter relação com algumas doenças, como tumor, hérnia, diverticulite e cálculo biliar. Alguns médicos apontam como causa de problemas no intestino o estresse.
Tratamento e prevenção
No geral, o problema não precisa ser resolvido com cirurgia. O primeiro procedimento para tentar resolver a obstrução é a colocação de uma sonda nasogástrica, que vai descomprimir o líquido na região. Além disso, o paciente fica em jejum para aguardar a evolução.
A melhor forma de prevenir a obstrução é manter uma alimentação saudável, rica em fibras e ingestão de água. Além disso, é importante se exercitar e procurar respeitar a vontade de evacuar.