in

Pelo menos uma nova variante foi trazida para o Brasil por causa da Copa América

Por causa da Copa América, pelo menos uma nova variante foi trazida para o Brasil.

SBT

A Copa América acabou, porém os efeitos da competição realizada no Brasil ficaram. De acordo com  Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, pelo menos uma variante do coronavírus foi introduzida no país. Os estrangeiros que vieram para participar do evento foram os responsáveis por trazer a cepa.

Publicidade

Copa América no Brasil

A Copa América foi realizada no Brasil por causa de uma grave crise que se passava na Colômbia, onde originalmente deveria ocorrer. Por causa de manifestações da população, devido à insatisfação com o governo local, fez com que a Conmebol transferisse a competição para o país, mesmo com grande repercussão negativa pela mídia brasileira.

Nova variante encontrada durante a Copa América

Pelo menos uma nova variante foi detectada no Brasil durante a Copa América. Dois visitantes que vieram participar do evento estavam contaminados com a cepa de interesse B.1.621, localizada no estado do Mato Grosso.

Publicidade

A competição se iniciou em 13 de junho e de acordo com o Instituto Adolfo Lutz, os contaminados eram estrangeiros da Colômbia e do Equador. A contaminação foi identificada enquanto as seleções se enfrentaram na cidade de Cuiabá.

Publicidade

A cepa identificada em Mato Grosso é de origem colombiana já foi encontrada na Europa, Estados Unidos, Caribe e agora no Brasil. Por sorte, esta variante não possui maior índice de contaminação ou de letalidade que as outras encontradas pelo mundo.

Publicidade

Até o último balanço divulgado pela Conmebol, no dia 24 de junho, ao todo foram 166 pessoas que participaram do torneio foram contaminados pela Covid-19.

Publicidade
Publicidade
Publicidade