Em meio às investigações da CPI da Covid, cerca de 70% da população brasileira acredita que há corrupção no governo Bolsonaro. É isso que aponta uma nova pesquisa Datafolha, que foi divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo neste domingo, 11. Outros 23% dos entrevistados dizem não suspeitar de irregulares no governo do atual presidente, enquanto 7% decidiram não responder.
Levando em consideração o Ministério da Saúde, foram 63% das pessoas entrevistadas que disseram que existe corrupção na pasta, enquanto 25% descartam essa hipótese.
A CPI da Covid-19, que vem sendo conduzida pelo Senado Federal, apura suspeitas de irregularidades envolvendo o governo de Bolsonaro na compra de vacinas contra o coronavírus. Além disso, o presidente também é acusado de prevaricação no caso da compra de imunizantes Covaxin.
De acordo com a pesquisa do instituto, são 64% dos entrevistados que afirmam que Bolsonaro sabia das infrações administrativas envolvendo a pasta. Outros 25% responderam que o presidente desconhecia tais infrações, enquanto 11% decidiram não opinar.
Pesquisadores do Datafolha entrevistaram 2.074 pessoas com mais de 16 anos. As entrevistas aconteceram, de forma presencial, nos dias 7 e 8 de julho. Vale destacar que a margem de erro desta pesquisa é de dois pontos, que podem ser tanto para mais quanto para menos.
E não foi só isso. Ainda de acordo com a pesquisa, os grupos que mais enxergam corrupção no governo Bolsonaro são os jovens (78%) e as mulheres (74%). Além disso, o grupo de pessoas que reprovam o atual governo também lidera como o que mais vê corrupção nele (92%).