in

Vacina: SP planeja iniciar imunização de adolescentes de 12 a 17 anos

O plano de João Dória é antecipar final da imunização e ofertar doses para outros estados.

Governo de São Paulo/Divulgação

Embora boa parte do Brasil ainda esteja com os níveis de vacinação abaixo do esperado, o governo estadual de São Paulo decidiu por antecipar a data final do cronograma da vacinação de adultos contra a doença. Antes, era esperado que fosse finalizada a vacinação da população adulta contra covid no dia 15 de setembro. Agora, trabalha-se com a data de 20 de agosto.

Publicidade

Para coroar o anúncio, João Dória ainda tem como meta já vacinar os adolescentes de 12 a 17 anos já a partir do dia 23 de agosto. Segundo a Folha de São Paulo, a partir de quinta-feira, o governo estadual vacinará pessoas com idades entre 35 e 36 anos, e no período entre 13 e 20 de agosto, serão vacinados os cidadãos com idades entre 18 e 24 anos.

Para os adolescentes, a vacinação que inicia em 23 de agosto fixará nas pessoas que têm comorbidade e deficiência nas idades entre 12 e 17 anos. No dia 6 de setembro começa a vacinação geral para quem tem entre 15 e 17 anos sem comorbidades. E a partir do dia 20 de setembro, a vacinação dos adolescentes entre 12 e 14 anos.

Publicidade

São Paulo é o primeiro estado da federação a trabalhar com esta ampliação dos calendários e vacinação. Esse é a cartada de João Dória para a sua disputa à presidência da República no ano de 2022. O cronograma, vale lembrar, é feito com a perspectiva de entrega de vacinas da Pfizer, AstraZeneca e da Coronavac, que representam 9,2%, 46,5% e 42% das aplicações no país, respectivamente.

Publicidade

Embora o Plano Nacional de Imunização tenha previsto que 15 milhões de doses da Pfizer chegassem ao Brasil em julho, a previsão do Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Saúde é que cheguem menos de 10 milhões.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Matheus Feitosa

Escrevo sobre TV, famosos e entretenimento desde 2011.

A atenção nos detalhes é o que nos faz prosperar.