in

Agente de Saúde rejeita vacina para esperar de outra marca e acaba morrendo de Covid

Profissional de saúde morreu sem receber a imunizalção da vacina que queria.

Tomaz Silva/Agência Brasil)

Uma agente de saúde da cidade de Bayeux, na Paraíba, morreu vítima da Covid-19. Até aí, infelizmente, nenhuma novidade em um país onde mais de 530 mil pessoas já perderam a vida em decorrência da doença causada pelo coronavírus. O caso ocorrido na cidade paraíbana chama a atenção por outro motivo.

Publicidade

A profissional de saúde se recusou a receber a vacina que está sendo aplicada pela gestão municipal. Ela decidiu, por conta própria, esperar a vacina de outra marca. Neste período de aguardo, a mulher contraiu a Covid-19, o quadro se agravou e ela morreu.

Diante dessa terrível notícia, a promotora de Justiça da cidade, Fabiana Lobo, presidiu audiência via videconferência com a Secretaria de Saúde de Bayeux em que recomendou que a prefeitura tome medidas para impedir práticas como a da profissional de saúde.

Publicidade

Este não é o primeiro caso ocorrido no Brasil e liga o alerta para a prática de escolher vacina de determinada marca. Todas as vacinas que estão sendo aplicadas no Brasil foram liberadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), após apresentação de estudos e comprovação da eficiência do imunizante. Se tiver vacina disponível em sua cidade e para a sua idade, a recomendação é que se vacine.

Publicidade

Vacinação na cidade paraíbana

A cidade, localizada na Grande João Pessoa, está vacinando pessoas a partir dos 38 anos. Até o momento, segundo a prefeitura, 74% das vacinas recebidas já foram aplicadas. No sistema do Ministério Público constam apenas 42,5% de vacinações aplicadas, mas segundo a administração municipal os números estão desatualizados.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!