Agente de Saúde rejeita vacina para esperar de outra marca e acaba morrendo de Covid

Profissional de saúde morreu sem receber a imunizalção da vacina que queria.

PUBLICIDADE

Uma agente de saúde da cidade de Bayeux, na Paraíba, morreu vítima da Covid-19. Até aí, infelizmente, nenhuma novidade em um país onde mais de 530 mil pessoas já perderam a vida em decorrência da doença causada pelo coronavírus. O caso ocorrido na cidade paraíbana chama a atenção por outro motivo.

PUBLICIDADE

A profissional de saúde se recusou a receber a vacina que está sendo aplicada pela gestão municipal. Ela decidiu, por conta própria, esperar a vacina de outra marca. Neste período de aguardo, a mulher contraiu a Covid-19, o quadro se agravou e ela morreu.

Diante dessa terrível notícia, a promotora de Justiça da cidade, Fabiana Lobo, presidiu audiência via videconferência com a Secretaria de Saúde de Bayeux em que recomendou que a prefeitura tome medidas para impedir práticas como a da profissional de saúde.

Este não é o primeiro caso ocorrido no Brasil e liga o alerta para a prática de escolher vacina de determinada marca. Todas as vacinas que estão sendo aplicadas no Brasil foram liberadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), após apresentação de estudos e comprovação da eficiência do imunizante. Se tiver vacina disponível em sua cidade e para a sua idade, a recomendação é que se vacine.

Vacinação na cidade paraíbana

A cidade, localizada na Grande João Pessoa, está vacinando pessoas a partir dos 38 anos. Até o momento, segundo a prefeitura, 74% das vacinas recebidas já foram aplicadas. No sistema do Ministério Público constam apenas 42,5% de vacinações aplicadas, mas segundo a administração municipal os números estão desatualizados.

PUBLICIDADE