in

Homem é descoberto após tomar 4 doses da vacina: duas da Coronavac, uma da Pfizer e uma da AstraZeneca

O caso foi descoberto pela Prefeitura de Viçosa (Minas Gerais) após o indivíduo comparecer a um posto de saúde dizendo ter perdido a data correta.

Rafaela Felicciano/Metrópoles

Informações divulgadas pela Prefeitura de Viçosa (Minas Gerais) indicam que um homem burlou o sistema de imunização contra a Covid-19, tomando um número muito superior de doses da vacina. A descoberta indica que foram quatro aplicações, sendo três delas no próprio município, e uma no Rio de Janeiro.

Publicidade

De acordo com a Prefeitura Municipal, o cidadão recebeu as duas primeiras doses da vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo. Em seguida, foi para a cidade do Rio de Janeiro (RJ), onde recebeu a aplicação de uma terceira dose, desta vez da AstraZeneca, produzida pela Fiocruz. Não satisfeito, retornou a Minas Gerais onde recebeu a quarta aplicação, desta vez do imunizante da Pfizer.

A descoberta se deu graças aos sistemas informatizados utilizados para o controle da imunização. Em 25 de junho, o homem foi até um posto de saúde, queixando-se de ter perdido a data correta para a vacinação de sua idade – 61 anos.

Publicidade

Na unidade de saúde, o homem recebeu uma nova aplicação e, no momento do lançamento dos registros nos sistemas informatizados, os profissionais responsáveis pela vacinação encontraram no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) que o indivíduo já havia recebido outras três doses anteriormente.

Publicidade

A situação foi parar nas mãos da Procuradoria-Geral do Município e do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). Haverá apuração dos fatos para que o indivíduo seja responsabilizado nas esferas, cível, administrativa e criminal. A Prefeitura de Viçosa, por sua vez, alega que reforçou sua auditoria interna para evitar novos golpes desta natureza.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: henriquefurtado.jornalista@gmail.com