A morte de um bebê de 7 meses na cidade de Jardim Alegre, norte do estado do Paraná, está chamando a atenção. Durante a madrugada desta quinta-feira (8), a Polícia Militar foi acionada por volta das 4h30 e registrou o falecimento da criança.
De acordo com o boletim de ocorrência registrado, os policiais foram acionados via Copom e se deslocaram até o Hospital Municipal de Jardim Alegre. Um casal havia dado entrada na unidade de saúde com um bebê de 7 meses em óbito.
A possível causa da morte é afogamento com leite materno, de acordo com o que consta no prontuário do bebê. Até o momento, não foram divulgadas mais informações sobre o caso. Sem dúvida nenhuma, uma tragédia que abala toda a família.
Bebê engasgado
Não se sabe os detalhes do ocorrido em Jardim Alegre, mas pelo horário em que tudo aconteceu, uma das hipóteses é que a mãe possa ter dormido durante a amamentação. É normal que pais tenham o sono prejudicado nesta fase da vida do bebê.
Ao que tudo indica, os pais correram para o hospital ao verem que o bebê estava engasgado e, provavelmente, não respirava. Ao se deparar com um bebê engasgado é necessário pedir ajuda médica. Ligar para o 192 (SAMU) ou 193 (Bombeiros) pode ser necessário.
Outra opção é fazer a chamada manobra de Hiemlich, como na imagem acima. Cinco palmadas com a base da mão nas costas do bebê podem ser suficientes para desobstruir as vias aéreas. Nunca coloque a mão na boca da criança para retirar o objeto porque isso pode afundá-lo ainda mais na garganta do bebê.