Na manhã deste domingo (04/07), foi notificada a queda de um avião militar. O trágico episódio, que teve grande proporção, aconteceu na região sul das Filipinas e foi informado pelo chefe das Forças Armadas.
De acordo com as informações divulgadas pelos veículos de comunicação internacionais, 92 pessoas estavam a bordo do avião, um Hércules C-130. Dos passageiros, 45 não conseguiram resistir e perderam a vida, segundo o ministro da Defesa filipino, Delfin Lorenzana.
O avião militar fez uma tentativa de pouso na Ilha de Joló, que fica localizada na província de Sulu, mas durante o procedimento a aeronave se partiu ao meio, provocando o gravíssimo acidente que resultou na trágica morte dos passageiros.
Depois do acidente, equipes de resgate estiveram no local para dar início às buscas por sobreviventes. Uma parte dos tripulantes do avião haviam se formado recentemente no treinamento militar foram mandados para a região como parte de uma força de batalha contra grupos armados
Das 92 pessoas que estavam na aeronave 85 seriam passageiros, 5 tripulantes e 2 pilotos. Ainda segundo a mídia local, cinco estão desaparecidos. Alguns militares chegaram a ser vistos pulando do avião antes do impacto, de acordo com o general William Gonzales. “É um dia triste, mas temos que manter a esperança“, falou o comandante em comunicado.
Após o acidente, uma grande nuvem de fumaça pôde ser vista. O avião chegou a incendiar no trágico episódio. Mais informações acerca do caso podem ser divulgadas a qualquer momento.