in

Milhares de pessoas no Brasil tomaram vacina vencida contra Covid-19; certifique se você não é um deles

Pelo menos 26 mil brasileiros deverão refazer a dose da vacina Astrazeneca devido ao vencimento de 8 lotes.

Folha UOL | Divulgação

A vacina Astrazeneca, produzida pela Fiocruz, é o imunizante mais aplicado no país. De acordo com o Jornal Folha de São Paulo, cerca de 26 mil doses vencidas da vacina foram aplicadas em várias unidades de saúde do Brasil. O Ministério da Saúde avaliou os dados fornecidos pelas unidades de vacinação para chegar à conclusão que várias pessoas foram vacinadas com doses de lotes vencidos.

Publicidade

Os dados ainda trazem os municípios brasileiros que mais vacinaram pessoas com imunizantes vencidos. A cidade de Maringá segue em primeiro lugar, seguida de Belém, São Paulo, Nilópolis e Salvador. A maioria das cidades aplicaram menos de 700 doses vencidas.

O Jornal Folha de São Paulo divulgou o número dos oito lotes que tiveram doses aplicadas fora da validade. O cidadão que foi imunizado com a Astrazeneca deve conferir o número do lote através de sua carteira de vacinação pessoal. Caso a pessoa tenha recebido a vacina de um destes lotes após a data de vencimento, deve procurar uma unidade de saúde o mais rápido possível.

Publicidade

Confira sua carteira de vacinação

O cidadão deve ser revacinado pelo menos em 28 dias após ter recebido a dose aplicada de forma errônea. As informações são do Plano Nacional de Operacionalização contra Covid-19. Na prática, a pessoa que recebeu a dose vencida não está imunizado, portanto, está desprotegido do vírus.

Publicidade

A Astrazeneca corresponde há cerca de 57% das doses aplicadas no Brasil deste ano. Cabe ressaltar que, mesmo após a vacinação, as medidas de proteção e isolamento social devem ser seguidas até que a maioria da população esteja devidamente imunizada.

Publicidade
Publicidade