in

5 sintomas de colesterol alto que jamais devem ser ignorados para evitar complicações à saúde

Fique atento aos sinais que o organismo dá quando alguma coisa não está bem e busque ajuda profissional.

Melhor com Saúde

Colesterol alto pode gerar sérios danos à saúde de uma pessoa. A verdade é que muitas pessoas acabam convivendo com o problema sem ao menos saber que ele existe. Conhecido também por hipercolesterolemia, a doença apresenta alguns sintomas que podem passar despercebido pela maioria.

Publicidade

Esse artigo vai elencar alguns sinais que podem indicar que o seu colesterol esteja alto. No entanto, vale ressaltar que é aconselhável procurar a ajuda de um médico para a realização de exames relevantes que vão dar o correto diagnóstico. Somente o profissional qualificado pode prescrever o tratamento apropriado.

O colesterol é um lipídio presente, em uma certa quantidade, e que estão espalhados pelas células do corpo. Contudo, seu acúmulo em artérias podem ocasionar fatores de risco que provocam sérias doenças crônicas cardiovasculares.

Publicidade

O fígado é o órgão responsável pela segregação da maior parte do colesterol, pois produz uma lipoproteína que circula pelo sangue e instala-se em tecidos do corpo e no plasmo sanguíneo. Os excessos que costumam ocorrer no corpo na maioria das vezes tem relação com a ingestão de alimentos que o contêm. Fique atento aos sinais que podem indicar que seu colesterol esteja alto.

Publicidade

Sensação de peso

Ao possuir acúmulo excessivo do colesterol, as artérias podem desencadear uma sensação de recorrente peso de indigestão. A interferência do metabolismo, afeta o processo de digestão, inclusive quando se consome alimentos ricos em gordura.

Publicidade

Dificuldade visual

O aumento do colesterol produz dificuldade circulatória, em alguns casos podem ocasionar dificuldades visuais. Pode-se citar alguns sintomas como: visão borrada e uma certa descoloração amarelada na parte branca do globo ocular.

Tonturas e dor de cabeça

A formação de placa dura nas artérias, que obstrui circulação, afetando o processo de oxigenação celular.

Inflamação das extremidades

O aumento excessivo de lipídeos nas artérias pode ocasionar uma inflamação nas extremidades, dando uma sensação de dormência e formigação.

Dor no peito

Esse sintoma é percebido facilmente, na maioria dos casos é uma dor leve, mas serve de alerta. Vale frisar que esse sintoma pode estar relacionado com várias doenças. Contudo, um número significativo de casos tem relação ao acúmulo de colesterol.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Shyrlene Souza

Redatora na web desde 2016, formada em ciências contábeis, apaixonada pela redação desde criança. Escrevo sobre assuntos diversos, famosos, maternidade e notícias que se destacam no Brasil e no mundo.