in

Cientistas afirmam que CoronaVac é segura e eficaz em crianças a partir de 3 anos

O estudo foi conduzido por cientistas do laboratório Sinovac, na China e os resultados foram animadores.

Rede Brasil

Um estudo sobre a vacina contra a Covid-19 em crianças teve um excelente resultado e traz esperança de que em breve o público infantil possa começar a ser imunizado contra o vírus que mudou a vida da sociedade no mundo inteiro. A pesquisa foi conduzida por cientistas do laboratório Sinovac, na Chica. O resultado foi publicado nesta terça-feira, 29 de junho, e afirma que o imunizante é eficiente e seguro em crianças e adolescentes.

Publicidade

De acordo com o estudo, após terem recebido duas doses da CoronaVac que foram aplicadas com um intervalo de 28 dias, mais de 96% do grupo testado produziu anticorpos contra o vírus Sars-CoV-2. O ensaio clínico foi do tipo randomizado, que é aquele que parte recebe imunizante e outra parte placebo de maneira aleatória.
Nesta fase do estudo, os pesquisadores buscam comprovar a segurança da vacina e demonstrar se ela tem capacidade de ativar o sistema imunológico contra o vírus da Covid-19. As reações adversas ao imunizantes foram leves ou moderadas, sendo que a dor no local retratado como o sintoma mais comum.

Apenas uma reação adversa grave foi relatada ao grupo que faz o controle da pesquisa, um caso de pneumonia, contudo, não tinha relação com o imunizante. Mesmo com boas notícias, os pesquisadores pontuam algumas limitações da pesquisa, como a quantidade de participantes, a resposta imunológica de longo e falta de dados sobre segurança. Qiang Gao, cientista da Sinovac, pontuou que as pessoas que participaram do estudo eram todos da etnia Han.

Publicidade

Por isso, ele destaca que são necessários estudos mais amplos em outras localidades envolvendo populações multiétnicas. O pesquisador ressaltou que apesar dos pequenos apresentarem a forma mais leve da doença ou mesmo um quadro assintomático, uma parte ainda acaba desenvolvendo a forma mais grave da infecção.

Publicidade
Publicidade
Publicidade