in

Brasil registra neve pela 1ª vez em 2021 e moradores ficam encantados com fenômeno: ‘Estava muito linda’

O fenômeno atingiu várias cidades da Serra de Santa Catarina e deixou os moradores empolgados.

G1

O estado de Santa Catarina registrou pela primeira vez, neste ano, um fenômeno que deixou os moradores empolgados. Na manhã desta segunda-feira, 28 de junho, a neve caiu na Serra catarinense mudando a paisagem local. Além de mudar a paisagem, a neve também surpreendeu a dona de uma pousada no Centro de São Joaquim.

Publicidade

Mirela Pereira, de 32 anos, contou que apesar de já ter visto outros momentos de neve no município, a emoção foi muito grande ao se deparar com o fenômeno. Aproximadamente às 9h20, ela estava fazendo atendimento dos hóspedes da pousada quando percebeu que os flocos de neve estavam caindo lentamente.

“A empolgação é a mesma, porque é um evento no Brasil. Então, quando acontece precisa de tanta coisa para realmente nevar, vários fatores que precisam estar juntinhos naquele momento para acontecer e, então realmente a gente fica bem contente”, disse a dona da pousada.

Publicidade

Além da cidade de São Joaquim, o fenômeno também aconteceu na cidade de Urupema, que fica localizada na mesma região, e Água Doce, no Oeste de Santa Catarina. De acordo com a Epagri/Ciram, instituição responsável por monitorar o tempo no estado, aconteceu uma chuva congelada em outras cidades da localidade, entre elas Bom Jardim da Serra, Urubici, Lages e Abelardo Luz.

Publicidade

Marcelo Chiodelli, contador de 47 anos, também fez questão de registrar o fenômeno, ele foi até o Sítio San Lorenzo, que fica a cerca de 12 km do centro da cidade de São Joaquim, para poder apreciar de perto a neve caindo de manhã. Ele ressaltou estar bastante frio e bonito de ver o fenômeno. O contador ressaltou que a neve começou a cair mais intensa e depois foi reduzindo. “A neve estava muito linda”, frisou o morador.

Publicidade

Os termômetros chegaram a registrar 1ºC em São Joaquim, porém, a menor temperatura ocorreu em Urupema, onde chegou a ficar negativo, -0,94ºC, por volta das 11h da manhã. A expectativa é que o clima continue dessa forma até a madrugada desta terça-feira, 29 de junho.

Publicidade
Publicidade
Publicidade