in

8 sintomas de sinusite que jamais devem ser ignorados para se evitar complicações

A sinusite é um problema que pode trazer sérias consequências se não for tratada da maneira correta e em tempo hábil.

Imagem: iStock

A sinusite pode ser causada por diversos motivos, podendo ser aguda ou crônica, e precisa ser tratada com atenção, pois pode levar a complicações. A infecção provocada pela doença atinge os seios paranasais, se concentrando nas cavidades ocas que se encontram em torno do nariz.

Publicidade

Por isso, os ossos da face ficam inflamados, provocando uma sensação de peso facial. Além disso, a pessoa tem que lidar com a secreção produzida devido ao processo inflamatório. O mal-estar da enfermidade pode durar em torno de 3 a 5 dias. Caso o problema persista é necessário procurar ajuda médica para que o profissional possa prescrever o melhor tratamento e, dessa forma, evitar complicações da doença.

Quando os sintomas se agravam o paciente pode apresentar dores nos dentes, atrás dos olhos, o muco fica na coloração verde ou amarelada e também há tosse e cansaço. Qualquer pessoa pode desenvolver sinusite, porém, as que estão mais propensas são aqueles indivíduos com problemas com alergia respiratória, fumantes e quem fica exposto à poeira excessiva e gases tóxicos.

Publicidade

Além disso, os idosos, bebês, imunodeprimidos, pessoas que usam corticoides, diabéticos, pessoas com problema de estrutura nasal também tem uma maior propensão a desenvolver a sinusite.

Publicidade

Independente da idade, a sinusite apresenta sintomas semelhantes na maioria das pessoas. Contudo, as crianças e os idosos podem ter febre e uma queda no estado geral. Os pequenos podem ter dificuldade para conseguir amamentar e otite.

Publicidade

Veja abaixo alguns sintomas da sinusite que não devem ser ignorados:

  • Obstrução nasal;
  • Tosse;
  • Secreção nasal esverdeada ou amarelada;
  • Cansaço;
  • Garganta irritada;
  • Redução do olfato;
  • Mal-estar e
  • Dor de cabeça

Se os sintomas persistem, o ideal é procurar ajuda profissional para evitar que haja consequências graves e complicações no quadro.

Publicidade
Publicidade
Publicidade