in

Tristeza em crianças: como ela surge e o que deve ser feito para ajudar o seu filho

É essencial os pais estarem juntos e prestar todo o apoio aos pequenos quando necessário.

Escola da Inteligência

O processo emocional é um dos precursores no desenvolvimento, as crianças possuem tristeza, raiva, alegria e medo. Então os pais ou responsáveis por estas crianças devem ficar atentos para poder instruir neste processo inicial de sua vida, pois para elas tudo é muito novo e difícil.

Publicidade

Entre as diversas causas e fatores propulsores desta descarga emocional, os responsáveis pela criança deve reconhecer que a sua tristeza não se apresenta apenas com lágrimas, mas através de outros comportamentos e emoções, como irritação, chateação ou raiva

Como ajudar a criança a lidar com a tristeza?

É necessário inicialmente deixar que ela sinta e aprenda com a situação. Para que depois por meio de um diálogo entre a criança e o responsável, juntos poderão nomear aquilo que o filho está sentindo, pois como seu acesso a estas vivencias são iniciais, é necessário que se obtenha uma orientação.

Publicidade

Mas se seu filho não conseguir expressar o que sente, é necessário o apoio familiar, para que ele entenda que você estará ali sempre que ela precisar. Muitas crianças também se sentem melhor através de desenhos, neste caso buscar a ajuda de um profissional da área para uma interpretação é muito importante.

Publicidade

Estar triste não quer dizer que a criança esteja depressiva

Os sinais de processo emocional são passados e vivenciados de diferentes formas em decorrência do dia a dia. E com as crianças não é diferente, é importante notar que seu filho as vezes pode estar apenas introspectivo e não deprimido. Com apoio, e conversa podem juntos entender a situação a qual levou este sentimento de tristeza ou frustração.

Publicidade

É importante ressaltar que estes sentimentos considerados bons e ruins devem ser analisados, e caso a família perceba diferenças grandes em relação ao comportamento da criança, buscar um profissional da área para que o instrua e melhore sua saúde mental.

Publicidade
Publicidade