in

Infecção urinária: conheça 7 sintomas comuns da doença, causa, tratamento e por que pode ser grave

O problema costuma ser mais comum em mulheres do que homens, devido questões anatômicas.

Melhor com Saúde

A infecção de urina tem maior probabilidade de ocorrência no público feminino. A doença precisa de um tratamento e um diagnóstico cedo, pois dessa forma o paciente vai obter melhor tratamento e qualidade de vida. Além disso, o tratamento precoce vai evitar complicações e agravamento da enfermidade.

Publicidade

Os sintomas podem ser diferentes de pessoa a pessoa, mas o problema deve ser tratado com a maior atenção, pois caso não cuidado, pode evoluir para a forma grave e até mesmo acabar levando a pessoa a óbito. A doença costuma acometer mais mulheres do que homens por questões anatômicas.

Segundo especialistas, a infecção é causada por bactérias, por fungos ou em alguns raros casos podem ser originadas pela Candida albicans, que é um vírus. Sendo ocasionadas por bactérias adquiridas pelo meio externo, elas passam para uretra, logo após a bexiga, onde sobe ao trato urinário podendo atingir os rins.

Publicidade

Causas

Uma das causas possíveis da infecção urinária é a questão anatômica das mulheres, pois como a uretra é de curta, acaba facilitando a contaminação causada pelo ambiente externo. A diabetes também pode aumentar a probabilidade da doença, pois o açúcar que está presente no sangue pode favorecer a infecção. Além disso, pode-se citar causas com fundo familiar, inflamações ginecológicas, a falta de uma boa hidratação, segurar a micção e pacientes que utilizam de imunossupressores.

Publicidade

Sintomas

É importante ficar alerta com os sintomas de uma infecção urinária, pois quanto antes o tratamento começar, menores as chances de complicações. Casos graves podem evoluir para uma infecção generalizada podendo causar perda dos rins ou levar o paciente a óbito.

Publicidade
  • Vontade frequente de ir ao banheiro;
  • Ardor ao urinar;
  • Urgência miccional;
  • Odor forte na urina;
  • Presença de secreção na uretra, que pode ser amarelada ou branca;
  • Febre acima de 37,5º C, e
  • Dor na região das costas (sensação queimação, peso ou pontada).
Publicidade
Publicidade
Publicidade