in

6 maneiras de identificar se há placas em sua garganta

As placas na garganta costumam provocar bastante incômodo em uma pessoa.

Melhor com Saúde

Na infecção de garganta, a presença de placas é um dos sintomas que ocorrem de forma mais comum. Em determinadas situações se pode notar um processo de faringite aguda e placas na garganta, de acordo com um estudo que foi realizado pelo consenso médico na revista Primary Care.

Publicidade

Em alguns casos pode ocorrer como consequência desta doença, vários desconfortos, entre elas a dificuldade para engolir, dor na região da garganta, entre outros sintomas. Apesar desses sinais serem os mais comuns nesse tipo de infecção, é necessário ressaltar a importância de consultar sempre um médico.

Somente esse profissional pode avaliar, dar o diagnóstico correto e prescrever o tratamento ideal para cada caso. No entanto, esse artigo vai enumerar algumas maneiras que indicam que você possa ter placa na garganta.

Publicidade

Dor e dificuldade para engolir

O desconforto pode ocorrer no momento da deglutição, pois é quando a dor pode se apresentar de uma maneira mais intensa. Caso isso aconteça, pode ter sido provocada por uma infecção bacteriana, sendo a quantidade de placas numerosas.

Publicidade

Dor de ouvido

Quando a garganta está com muitas placas, é comum que ocorra a inflamação dos ouvidos, que também provocam dores na mandíbula e cabeça.

Publicidade

Mau hálito

O surgimento de placas na garganta, podem ocasionar mau hálito. Não sendo uma consequência comum, esse sintoma pode ocorrer  quando há uma infecção gerada por estreptococos.

Gânglios do pescoço aumentados

Os gânglios linfáticos localizados nessa região prendem e destroem germes, caso aconteça um processo de inflamação, é possível perceber ao examinar com a ponta dos dedos a área presente em frente a orelha pode-se encontrar a inflamação.

Examine as amídalas

Ao estar inflamada as amídalas que comumente apresentam uma cor vermelha, quando infeccionadas vão estar com sua cor mais viva que o comum, ou também vai ser possível observar placas brancas ou amarelas na região, o que demonstra ser um sinal de inflamação.

Pontos vermelhos na língua

De acordo com a clínica Mayo, pessoas que apresentam caso de faringite estreptocócica possuem pequenos pontos vermelhos que se localizam perto da garganta na língua. Se estiver com uma cor vermelho claro ou escuro, pode ser indício que haja uma inflamação.

Publicidade
Publicidade