in

Bruxismo: o que é, causas, consequências e 3 dicas para tentar amenizar o problema de forma natural

Ainda que não se conheça a causa exata deste transtorno, é preciso buscar ajuda para evitar problemas.

Sorrisologia

Conhecido popularmente como bruxismo, esta condição consiste em apertar os dentes ou ranger várias vezes de forma involuntária. Isso pode acontecer tanto com pessoas acordadas ou dormindo.

Publicidade

Não se sabe a causa exata deste transtorno, mas a ansiedade e o estresse são alguns dos fatores que podem ser seus principais desencadeadores, assim como ingestão de certos medicamentos, uso de drogas, álcool ou tabaco.

Consequências do bruxismo

A condição pode causar problemas nas articulações temporomandibulares, inflamação de músculos que estão presentes nesta área, além de fraturas dentais, dores de ouvido e cabeça, transtornos de sono, sensibilidade excessiva nos dentes, perda da esmaltação dental.

Publicidade

Tratamento

O uso de protetor na boca é uma das soluções para minimizar a pressão que ocorre ao apertar ou ranger os dentes. Massagens relaxantes também são uma alternativa para aliviar os músculos da face, pescoço e ombros.

Publicidade

Remédios naturais

A pessoa que apresentar estes sinais, deve procurar tratamento especializado, pois as consequências deste transtorno atrapalham a qualidade de vida. Alguns remédios naturais com propriedades calmantes e relaxantes podem diminuir o bruxismo.

Publicidade

Boldo: o consumo de chá de boldo pode ser utilizado, ao consumir cerca de 2,5 gramas diluídos em 100 ml de água antes de dormir. Porém, evite que ele interaja com outros medicamentos, e não consuma em um prazo maior que 4 semanas.

Camomila: conhecido por suas propriedades calmantes, o uso de uma xícara de chá pode ser feita antes de dormir, mas cuidado, evite o consumo durante a gravidez.

Valeriana: realize o processo de infusão de 15 gramas desta planta (mais necessariamente sua raiz), que deve repousar durante a noite.

Publicidade
Publicidade
Publicidade