in

4 sintomas que alertam sobre o mau funcionamento dos rins que jamais devem ser ignorados

Os rins são órgãos extremamente importantes, sendo necessário ficar atento ao seu bom funcionamento.

Dica online

Responsável pela parte de desintoxicação do organismo dos seres humanos, os rins possuem diversas funções, entre elas a eliminação de excesso de líquidos e sal presentes no corpo. O objetivo é controlar a pressão arterial e manter o equilíbrio dos níveis de sódio, cálcio e algumas outras substâncias absorvidas na alimentação.

Publicidade

Localizado sob a caixa torácica, os rins são responsáveis pela eliminação de toxinas e filtram entre 120 a 150 litros de sangue por dia. Mas, ao conter resíduos em excesso (possibilidades que existem no organismo), pode impedir que os rins executem suas tarefas de forma eficiente.

Com isso, é necessário todo cuidado ao se tratar deste órgão, que possui alguns sinais comuns a serem observados pelo indivíduo quando não está funcionando corretamente. Esses sinais podem ser espuma ou sangue na urina, inchaço, aumento do número de micções durante a noite, além de outros que serão retratados a seguir. Veja abaixo sintomas que podem alertar você sobre o mau funcionamento dos rins.

Publicidade

Alteração na urina

Além do aumento do número de micção, deve se analisar a cor de sua urina sempre que for ao banheiro. O aumento repentino de idas ao banheiro é um sintoma de alerta. Também é importante observar se a cor está mais amarela ou com um cheiro muito forte.

Publicidade

Inflamação ou edema

Conhecido como edema, este processo em que os rins possuem dificuldades de realizar de forma adequada suas funções acaba provocando a retenção de líquido, fazendo com que haja um desequilíbrio. Os líquidos em questão fiquem retidos nos tecidos.

Publicidade

Acne

Como as toxinas ficam presentes na corrente sanguínea pode ocorrer o aparecimento de acnes, devido ao mau funcionamento dos rins. Com a mudança no organismo a alteração de produção que ocorria de forma normal em óleos naturais da pele, reflete nos poros causando cravos e acnes.

Dores na região lombar

A presença de dores na região lombar em um dos lados do corpo pode ser indício de uma doença renal, o que traz a importância de não apenas ignorar certas dores e buscar um especialista antes que haja aumento grave do possível quadro de doença renal, cálculos, policística ou até problemas no fígado.

Publicidade