in

Tontura pode ser sinal de várias doenças: conheça 6 causas e quando é preciso se preocupar

A tontura pode ser sintoma associado a várias doenças, inclusive algumas são graves.

UOL

Quando alguma coisa não vai bem no organismo o corpo envia sinais para alertar. Dores, incômodos, tonturas, são indícios de algo que não está transcorrendo na normalidade. Neste caso, é importante procurar ajuda de um especialista para investigar a causa e descobrir o motivo.

Publicidade

A tontura é um sintoma de diversos tipos de doenças, inclusive algumas mais graves. Pode ser acompanhado de enjoos, desequilíbrio, sensação que tudo está rodando ao redor, mesmo estando parado; todos esses sinais são de tontura. Na maior parte das vezes, pode se tratar de algo simples.

Contudo, é necessário ficar atento caso esse sintoma se torne algo frequente, já que pode estar associado a quadros preocupantes e nesse caso é importante buscar ajuda profissional.  Veja abaixo algumas enfermidades que tem a tontura como sintoma, inclusive algumas são graves.

Publicidade

Desidratação

A desidratação deixa o indivíduo com a boca seca, dor de cabeça e tontura. Esses sinais estão associados com a falta de líquido no corpo. Por esse motivo, é muito importante manter o organismo hidratado ingerindo ao menos dois litros de água por dia.

Publicidade

Enxaqueca

Crises de enxaqueca também provocam tontura, além de outros incômodos como vômito, dor de cabeça muito intensa e unilateral e também alguns sinais visuais que são conhecidos como auras.

Publicidade

Doenças graves que provocam tontura

Hipotensão

A condição tem como característica tontura quando a pessoa se levanta, geralmente passa rápido. O problema é definido por uma queda brusca da pressão sanguínea que acontece minutos depois que uma pessoa levanta. No entanto, se persistir passa a ser chamada de hipotensão ortostática prolongada e costuma acometer pessoas mais velhas.

Anemia

Além de provocar fadiga, perda de memória, dificuldade para se concentrar, a anemia também pode provocar tonturas. A doença é provocada pela falta de glóbulos vermelhos saudáveis no sangue.

AVC – Acidente Vascular Cerebral

Dor de cabeça, sangramento nasal e tontura são sintomas comuns do derrame cerebral. Pessoas com esse problema precisam ser socorridas com urgência e levadas ao hospital.

Esclerose múltipla

A enfermidade autoimune provoca danos no Sistema Nervoso Central e entres os sintomas estão: dor nos olhos, tontura, dormência em partes do corpo, fraqueza, vertigem e falta de equilíbrio.

Publicidade
Publicidade
Publicidade