Variante delta da Covid-19 se espalha também em populações vacinadas; OMS faz alerta sobre nova cepa

O diretor da Organização Mundial de Saúde falou sobre a preocupação com a nova variante delta.

PUBLICIDADE

O mundo ainda precisa continuar em alerta por causa da pandemia do coronavírus. Mesmo com a esperança que a vacina trouxe para a sociedade, as medidas de prevenção continuam sendo importantes até o momento. Principalmente, os países em que o contágio continua alto, como ainda é o caso do Brasil.

PUBLICIDADE

O país já ultrapassou a marca de 500 mil mortos pelo vírus e o contágio ainda é alta. Especialistas já alertaram para a possibilidade de uma terceira onda da doença, pois o país está entrando no inverno, período em que há um aumento dos casos de problemas respiratórios, como gripes e resfriados.

OMS alerta sobre nova variante

Tedros Adhanom, que é o diretor-geral da OMS – Organização Mundial de Saúde, afirmou que a variante delta do coronavírus, é a mutação mais transmissível que já foi registrada desde que iniciou a pandemia. A nova cepa já está circulando em pelo menos 85 países no mundo todo.

Ainda de acordo com Tedros Adhanom, essa variante tem se espalhando inclusive em populações que já foram vacinadas contra o vírus da Covid-19. “Há grande preocupação pela variante delta, e a OMS também está preocupada”, explicou o diretor da instituição. Ele reforçou o pedido de doação de mais doses da vacina para os países de renda baixa durante a coletiva de imprensa que ocorreu nesta sexta-feira, 25 de junho.

Já em uma entrevista coletiva que ocorreu no início da semana, Maria Van Kerkhove, que é líder técnica da Organização Mundial de Saúde, tinha falado que a variante delta estava circulando por 92 países. O comando da organização não fez nenhum comentário sobre a revisão desse número para baixo, conforme foi declarado por Tedros.

PUBLICIDADE

Vale ressaltar que mesmo as pessoas que já se vacinaram contra a Covid-19 precisam manter os mesmos cuidados para evitar o contágio do vírus.