in

Nova pesquisa indica cenário de ‘guerra’ e reviravolta para 2022; conheça o percentual dos candidatos

A pesquisa Ipec, divulgada nesta sexta-feira (25), revelou uma reviravolta nos números e um cenários de ‘guerra’ entre dois candidatos.

Exame

Divulgada na madrugada desta sexta-feira (25), a pesquisa Ipec para as eleições presidenciais de 2022 considerou o cenário com cinco nomes tidos como os principais concorrentes à cadeira da Presidência.

Publicidade

Conforme o levantamento, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), teria 49% das intenções de voto, frente a 23% do atual presidente, Jair Bolsonaro (sem partido), 7% de Ciro Gomes (PDT), 5% do atual governador de São Paulo, João Dória (DEM) e 3% do ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM).

Brancos e nulos somariam 10%, enquanto os que ainda não sabem ou optaram por não responder à pesquisa acumulariam 3% dos entrevistados.

Publicidade

A pesquisa se deu entre os dias 17 e 21 de junho e contou com a participação de 2.002 pessoas distribuídas em 141 municípios. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais para mais e para menos.

Publicidade

Além das intenções de voto, a pesquisa também questionou se os participantes votariam com certeza ou poderia votar, não votariam de jeito nenhum e os quais não conhece o suficiente ou não sabe.

Publicidade

Para os dois principais candidatos, os números ficaram desta forma: Luiz Inácio Lula da Silva, 61% dos entrevistados afirmaram que votariam com certeza ou poderiam votar, 36% disseram que não votariam de jeito nenhum e 3% alegaram que não o conhecem o suficiente ou que ainda não sabem como votariam em relação a ele.

Já em Jair Bolsonaro, 33% disseram que votariam nele com certeza ou que poderiam votar, 62% não o escolheriam de jeito nenhum e 4% alegaram que não o conhecem o suficiente ou que ainda não sabem como votariam.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Higor Mendes

Redator com três anos de experiência, apaixonado por história da Segunda Guerra Mundial, política, futebol e curiosidades em geral.