in

Aracnoidite torácica: o que é, como surge, sintomas e tratamento da doença que causou a morte da atriz Mabel Calzolari

Conheça melhor os detalhes sobre a doença que tirou a vida de forma tão precoce da jovem atriz.

Portal do Holanda/Montagem

A morte da atriz Mabel Calzolari, aos 21 anos de idade, causou grande comoção nas redes sociais. A famosa morreu nesta última terça-feira, 23 de junho, vítima de uma doença rara chamada aracnoidite torácica. Ela foi submetida a vários procedimentos cirúrgicos para poder tentar reverter o quadro da enfermidade e chegou a tranquilizar os seguidores no mês de março após ter passado por mais uma cirurgia.

Publicidade

A morte precoce de uma pessoa tão jovem por uma doença rara chamou a atenção dos usuários da web e muitos sequer conheciam a enfermidade. Para esclarecer mais sobre a aracnoidite torácica esse artigo vai explicar o que é a doença rara que tirou a vida da atriz Mabel Calzolari.

O que é aracnoidite torácica, como surge, sintomas e tratamento

Mabel desenvolveu a doença após ter sido submetida a uma cirurgia na cesariana do seu filho. Monique Curi, youtuber amiga da atriz, revelou que ela sofreu parada cardiorrespiratória e não resistiu. A aracnoidite é uma inflamação que ocorre em uma membrana fina que envolve o sistema nervoso central que se chama aracnoide.

Publicidade

Essa membrana tem a função de isolar o sistema nervoso do sangue e de outras partes do corpo para que possa se manter o máximo possível preservado. A aracnoidite pode se localizar na coluna cervical, torácica, lombar e crânio. Quando a aracnoidite acaba se inflamando, o problema é algo complicado de tratar, pois os medicamentos não atuam muito bem nessa região.

Publicidade

A doença pode aparecer quando um vírus ou bactéria acaba entrando nessa membrana. Na verdade é uma reação anormal do corpo a um elemento estranho que não deveria estar naquele local e que começa a produzir inflamações e cicatrizes.

Publicidade

As cicatrizes podem provocar a obstrução da circulação do sangue no corpo, comprimindo a medula, nervos, causando a sensação de fraqueza e paralisia. A aracnoidite torácica pode levar a pessoa a paraplegia ou tetraplegia. O principal sintoma é a dor que pode ficar concentrada no local da inflamação ou atingir outras regiões como pernas, pés e nádegas.

A doença rara tem tratamento e o paciente pode se curar ou controlar os sintomas evitando um agravamento da situação. A verdade é que de acordo com especialistas, a morte pela enfermidade é algo raro. O alívio dos sintomas é feito usando remédios para o alívio da dor e controle do processo inflamatório. Também existe a opção de um tratamento chamado estimulação modular.

Com o tratamento, muitos pacientes conseguem até mesmo parar com as medicações ao longo do tempo. No entanto, algumas pessoas precisam de medicação a vida toda. Já no casos mais graves, como o da atriz em que há perda da força é necessário recorrer a cirurgia para tentar manter o controle da enfermidade. O procedimento cirúrgico visa retirar as cicatrizes formadas.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Shyrlene Souza

Redatora na web desde 2016, formada em ciências contábeis, apaixonada pela redação desde criança. Escrevo sobre assuntos diversos, famosos, maternidade e notícias que se destacam no Brasil e no mundo.