in

Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente, é exonerado por Bolsonaro; novo ministro é anunciado

Gestão de Salles foi marcada por polêmicas e chegou ao fim nesta quarta-feira (23).

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Ricardo de Aquino Salles não é mais o ministro do Meio Ambiente. A exoneração do líder da pasta que mais deu dor de cabeça ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União desta quarta-feira (23).

Publicidade

Nas redes sociais, muita gente tem comentado sobre a demissão de Ricardo Salles. De acordo com o DOU, a exoneração foi feita a pedido de Salles. O novo ministro do Meio Ambiente foi anunciado na mesma edição do Diário Oficial e será João Alvaro Pereira.

Durante o tempo em que esteve à frente da pasta, Salles se envolveu em algumas polêmicas. Em 22 de abril do ano passado, durante reunião no Palácio do Planalto, o ministro sugeriu ao presidente que aproveitasse que as atenções da imprensa e do público estariam voltadas para a pandemia para “ir passando a boiada” na área ambiental.

Publicidade

O ex-ministro também é acusado pela Polícia Federal de ter atrapalhado as investigações da maior apreensão de madeira da história. O ministro nega ter atrapalhado às investigações. Após o anúncio da exoneração, Salles se manifestou e disse que foi alvo de mentiras no período em que esteve à frente da pasta do Meio Ambiente.

Publicidade

Salles defendeu também que seja feita uma transição serena. Antes de chegar ao ministério, Salles foi conselheiro da Sociedade Rural Brasileira (SRB), entidade que representa o setor agropecuário. Filiado ao Novo, Salles deixou o partido após assumir a pasta no governo de Jair Bolsonaro. O Novo, de João Amôedo, faz oposição a Bolsonaro em determinadas pautas.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!