Corpo de padre morto por Covid é velado com caixão aberto, e fiéis recebem alerta

O padre Fernando Antônio Silva de Souza morreu por complicações da Covid, aos 37 anos.

PUBLICIDADE

O padre Fernando Antônio Silva de Souza, de 37 anos, morreu por complicações causadas pela Covid-19 na tarde da última segunda-feira (21). O padre estava internado em um hospital de Vitória, capital do Espírito Santo, desde o dia 31 de maio.

PUBLICIDADE

Nas redes sociais da arquidiocese de Vitória, muitos fiéis lamentaram a morte do jovem pároco. Muito querido, o corpo do padre Fernando Antônio foi velado na Paróquia de Jucutuquara e na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Viana, cidade onde o religioso foi enterrado nesta terça-feira.

O velório contou com a presença de dezenas de padres e muitos fiéis. O detalhe que chamou a atenção é que o caixão estava aberto, contrariando nota técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre velórios de vítimas da Covid.

Entre outras normas sanitárias, o caixão deve ser lacrado, evitando qualquer contato com o morto. Nas redes sociais, a Arquidiocese afirmou que não existia mais o perigo de contágio quando o padre morreu. “O paciente já estava fora do isolamento por ocasião da morte”, informou laudo assinado pela médica Juliana Cosme.

https://www.instagram.com/p/CQa0nwPDW1y/?utm_source=ig_embed&ig_rid=ddaa63a2-64ab-4609-b25e-0070fccf2035

PUBLICIDADE

Fiéis que compareceram a velório são orientados

A Secretaria de Saúde do Espírito Santo (Sesa) orientou as pessoas que foram ao velório do padre Fernando Antônio a fazerem exame RT-PCR depois de 72 horas da presença na despedida do pároco. O objetivo é identificar se a pessoa que foi ao velório foi contaminada pelo coronavírus. A Sesa também verificará quais eram as condições de saúde do padre Fernando Antônio antes da morte. Após isso, emitirá parecer.