Melhora da morte: por que algumas pessoas em estado grave melhoram pouco antes de morrer?

O fenômeno continua sendo algo sem explicação para a ciência até os dias atuais.

PUBLICIDADE

Melhora da morte, provavelmente você já ouvir falar nesse tipo de acontecimento. Existem vários termos diferentes para poder descrever esse fenômeno que é inexplicável para a ciência até os dias atuais. Expressões como a melhora do fim da vida, visita da saúde, episódios de lucidez, lucidez terminal e o último raio de sol são algumas das expressões usadas para poder tentar definir o fenômeno que acomete muitas pessoas antes do último suspiro.

PUBLICIDADE

Porque alguns doentes crônicos ou recentes como os pacientes com Covid-19 apresentam uma súbita melhora antes de morrer? Esse é questionamento existe pelo menos desde a época de Hipócrates, médico grego que é considerado o pai da medicina e nasceu quatro séculos antes de Cristo.

Hipócrates e outros renomados da Grécia Antiga acreditam que a alma do indivíduo ficava intacta enquanto o cérebro era afetado por um mau funcionamento  físico ou mesmo algum distúrbio da mente. Várias hipóteses tentam de alguma maneira explicar o fenômeno, mas até o momento nada foi comprovado cientificamente.

Reação química do organismo, oscilação normais em pacientes com estado clínico grave, instinto de sobrevivência e até mesmo o acaso, ou seja, pessoas morrem diariamente, mas certamente a maioria das pessoas vai se recordar de algum caso impactante de alguém que tenha tido uma melhora antes de morrer.

Os poucos estudos sobre o tema afirmam que a melhora da morte seriam oscilações de consciência em indivíduos com demência nas fases iniciais e moderadas da enfermidade. Contudo, os casos relacionados ao fenômeno tratam de forma específica de lucidez inesperada em pessoas que tinham perdido a capacidade de comunicação de uma maneira compreensiva.

PUBLICIDADE

O fato é que ainda não existe uma evidência científica concreta que explique a melhora da morte. No entanto, vale ressaltar que para os familiares é um momento muito precioso a oportunidade de ter uma despedida do ente querido.